Internacional
Aliados e rivais dos EUA criticam proposta de Trump de tomar a Faixa de Gaza
Países aliados e adversários dos Estados Unidos rejeitaram prontamente a ideia do presidente Donald Trump de tomar a Faixa de Gaza e realocar os 2,2 milhões de habitantes do território em outro local.
"Os Estados Unidos assumirão o controle da Faixa de Gaza", disse Trump na terça-feira, 4, durante uma entrevista coletiva na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O Egito, a Jordânia e outros aliados americanos no Oriente Médio já haviam rejeitado a sugestão de realocar os palestinos, após Trump citar a possibilidade no fim de janeiro.
Outro importante parceiro dos Estados Unidos na região, a Arábia Saudita reiterou nesta quarta-feira, 5, a "posição firme, constante e inabalável" a favor da criação de um Estado palestino independente e a "rejeição absoluta à violação dos direitos legítimos do povo palestino".
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse nesta quarta que o país apoia há muito tempo a solução de dois Estados no Oriente Médio e que não houve mudança no posicionamento. A Austrália é um dos mais importantes aliados dos Estados Unidos na região da Ásia-Pacífico.
O grupo Hamas, que deu início à guerra na Faixa de Gaza ao invadir o território de Israel, em outubro de 2023, disse que a proposta de Trump é a "receita para criar caos e tensão na região".
Nos Estados Unidos, políticos de oposição atacaram a sugestão de Trump. O senador democrata Chris Coons (Delaware) disse que as declarações de Trump são "ofensivas e insanas e perigosas e tolas".
A deputada democrata Rashida Tlaib (Michigan) acusou Trump de promover a ideia de "limpeza étnica" ao sugerir o reassentamento de toda a população de Gaza. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso