Esportes
Qual estrutura esteve escondida por árvores dos arqueólogos no Peru? (FOTOS)
Uma equipe de pesquisa multidisciplinar na Zona de Arqueologia em Chupacigarro, Peru, descobriu uma antiga estrutura piramidal, localizada a um quilômetro a oeste da cidade sagrada de Caral-Supe, que foi designada como Patrimônio Mundial, relata o portal
Nota-se que explorações arqueológicas recentes permitiram que os pesquisadores descobrissem essa estrutura, que tinha estado ocultada por árvores e outros arbustos.
A equipe encontrou paredes de pedra que formavam pelo menos três plataformas sobrepostas. Os arqueólogos destacaram grandes pedras colocadas verticalmente nas paredes, que eles chamaram de "huancas", que sinalizam os cantos do edifício e a escada central que dava acesso ao topo do edifício.
O portal elabora que esta estrutura de 3000 a 1800 a.C. seria de importância cerimonial.
"Esses assentamentos pertencem à civilização Caral, que existiu no antigo Peru pré-hispânico de 3000 a 1800 a.C. As 12 estruturas, consideradas públicas ou cerimoniais, estão espalhadas, coroando os topos das pequenas colinas na ravina e cercando um espaço central", enfatiza o Greek Reporter.
Vale ressaltar que a pirâmide faz parte de uma rede maior de estruturas localizadas em vários sítios arqueológicos na área circundante do Vale do Supe. Além disso é sublinhado que os edifícios do local variam nas suas caraterísticas.
"Os edifícios do local diferem em tamanho, orientação e características formais, provavelmente refletindo considerações funcionais. A arquitetura residencial foi identificada nos arredores. Estruturas menores são supervisionadas pelo Edifício Principal", acrescenta o Greek Reporter.
Entretanto, os pesquisadores determinaram que Chupacigarro fica em um lugar estratégico. Chupacigarro foi construído estrategicamente para facilitar as relações entre os povos antigos do Peru, especialmente os que se estabeleceram no Vale do Supe inferior e na costa de Huaura.
"Os indivíduos forneciam vários tipos de frutos do mar, como peixes, que não estavam disponíveis para os colonos em Chupacigarrro", adiciona o Greek Reporter.
O artigo finaliza com o fato de que uma das descobertas mais significativas no local foi um geoglifo que representa um perfil de cabeça no estilo Sechín. Os pesquisadores determinaram que ele foi traçado com pedras angulares. O geoglifo mede 62,1x30,3 metros e é visível de um ponto específico do antigo assentamento de Chupacigarro.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5JUSTIÇA
MPT propõe que trabalhadores em situações diferenciadas sejam preservados de desligamentos pelo Hospital Veredas