Internacional
Maduro recebe enviado de Trump para propor 'agenda zero' entre Venezuela e EUA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu sexta-feira (31) em Caracas o enviado especial dos Estados Unidos, Richard Grenell, para propor o estabelecimento de uma "agenda zero" entre a administração de Donald Trump e seu governo.
"O presidente Nicolás Maduro recebe o enviado especial de Donald Trump, Richard Grenell, e propõe uma agenda zero com o governo dos Estados Unidos", detalhou o ministro da Comunicação e Informação do país caribenho, Freddy Náñez.
De acordo com a mídia local, a reunião ocorreu no Palácio de Miraflores e teve o objetivo de buscar acordos para que as relações entre Caracas e Washington alcancem um nível mais ágil. Além de Maduro, estiveram presentes a primeira-dama, Cilia Flores, e o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
O governo da Venezuela informou, ao término da reunião, que foram discutidos temas como migração e o impacto negativo das sanções econômicas contra o país. Além disso, foi debatida a situação de cidadãos norte-americanos que cometeram delitos em território venezuelano, conforme comunicado oficial.
Grenell foi recebido horas antes pelo chanceler Yván Gil na Rampa 4 do Aeroporto Internacional Simón Bolívar, de Maiquetía.
Na última quarta (29), o governo Trump revogou a extensão do Estatuto de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para os migrantes do país caribenho, que havia sido estendida por 18 meses pelo ex-presidente Joe Biden (2021–2025) dias antes de deixar o cargo.
A medida permitia que os venezuelanos residissem nos EUA sem serem deportados e tivessem a possibilidade de obter permissão temporária para trabalhar no país. Diante disso, Maduro afirmou que seu país "abrirá os braços" aos migrantes que forem deportados.
Durante o primeiro governo Trump (2017–2021), Grenell atuou como embaixador dos EUA na Alemanha, diretor interino de Inteligência Nacional e enviado especial para as negociações entre Sérvia e Kosovo.
Nova página nas relações Venezuela-EUA?
No início do mês, Maduro chegou a afirmar que está pronto para virar a página com os Estados Unidos e estabelecer relações de respeito e cooperação entre os dois países.
"E qual é a política que eu pratiquei com os Estados Unidos? Eu diria diálogo, respeito e entendimento […], sempre pronto para virar a página e estabelecer relações de respeito, diálogo e cooperação com o governo dos Estados Unidos, com a sociedade estadunidense. Então espero que esse seja o rumo, o destino das nossas relações", declarou durante uma entrevista com o jornalista espanhol Ignacio Ramonet.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5JUSTIÇA
MPT propõe que trabalhadores em situações diferenciadas sejam preservados de desligamentos pelo Hospital Veredas