Economia
Processo de desinflação da zona do euro é indolor, sem grande desaceleração econômica, diz Knot
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês), Klass Knot, afirmou nesta sexta-feira, 31, que "o atual processo de desinflação está ocorrendo de forma relativamente indolor, sem uma grande desaceleração econômica ou um aumento significativo do desemprego".
Durante discurso em evento em Frankfurt, Knot reforçou que a conquista se deve à "credibilidade do banco central e da ancoragem das expectativas", o que permitiu uma abordagem "gradual" para tomar medidas contra a inflação elevada na zona do euro.
"De certa forma, isso permitiu adiar o alcance da meta, do prazo médio de cerca de dois anos para cerca de quatro anos agora", afirmou. "Essa flexibilidade permitiu uma 'aterrissagem suave', ou um retorno à meta sem sufocar completamente a economia da zona do euro."
Knot pontua que fazer compromissos "específicos e incondicionais" sobre a política futura pode ser arriscado. "O recente aumento da inflação nos ensinou que, quando a política monetária precisa mudar rapidamente, tais compromissos sobre a política futura podem trabalhar contra você. Isso significa que nunca deveríamos usar a orientação futura novamente? Na minha opinião, não significa", acrescentou.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4ENTREVISTA
'Logo ficarão todos aos pés de seu dono': Putin comenta tensões nas relações da Europa com Trump
-
5CRISE ECONÔMICA
Qualquer tentativa de resgatar o dólar por meio de criptomoedas está condenada, diz especialista