Economia
BBF inicia operação de termoelétrica alimentada com biocombustível proveniente da palma
![BBF inicia operação de termoelétrica alimentada com biocombustível proveniente da palma](http://img.dhost.cloud/Pkrm3B-bWbisNlV0ia7wkLUq_tg=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/fotos-gna-jan1.webp)
O Grupo BBF (Brasil BioFuels) iniciou na terça-feira, 28, a operação da nova Usina Termoelétrica UTE BBF Água Branca, ainda na condição de teste. Segundo nota da companhia - que é a maior produtora de óleo de palma da América Latina -, a energia gerada na usina com o uso de biocombustível proveniente da palma atenderá às localidades ligadas ao distrito de Água Branca, pertencente ao município de Itaituba, no sudoeste do Pará.
"A perspectiva é fornecer energia a cinco comunidades ao redor da sua operação e uma população de 5 mil pessoas", diz a empresa, acrescentando que a capacidade será de 1 MWh (megawatt/hora) de geração de energia renovável.
A BBF informa ainda que o novo empreendimento foi viabilizado por meio do leilão de energia 03/2021.
Atualmente, a BBF garante presença em cinco Estados do Norte na geração de energia nos sistemas isolados - ou seja, que não estão interligados ao sistema elétrico nacional -, sendo quatro usinas no Acre, seis no Amazonas, 12 em Rondônia, uma no Pará e uma em Roraima. "As usinas em operação do Grupo BBF possuem capacidade de geração de 87 MWh e geram energia para mais de 145 mil moradores de localidades isoladas na região Amazônica", informa na nota.
Todas elas são alimentadas com biocombustíveis oriundos da palma, o que contribui para limpar a matriz energética, diz a BBF. "A nova usina, por exemplo, deve evitar a queima de cerca de 1 milhão de litros de combustível fóssil por ano na região, eliminando a emissão de cerca de 2,6 mil toneladas de carbono anualmente na atmosfera."
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Veja a tabela do Campeonato Paulista
-
2ALFA AUTOS
Volkswagen reforça versatilidade e inovação do Virtus 2025
-
3DECISÃO
Itamaraty rebate Ministério de Minas e Energia e quer adiar entrada do Brasil na OPEP+
-
4CAOS NA SAÚDE
Mototaxista denuncia descaso da central de marcação de Palmeira dos Índios: “A Saúde aqui é uma vergonha”
-
5TELEVISÃO
Lídia Brondi se manifesta após ser sondada para remake de 'Vale tudo': 'Sem exposição'