Internacional

Zelensky não tem chance de evitar negociações com Putin, diz jornal turco

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan pode desempenhar o papel de mediador para resolver o conflito na Ucrânia, enquanto o atual líder ucraniano Vladimir Zelensky não tem chance de evitar negociações, escreveu o jornal turco Hurriyet na segunda-feira (2

27/01/2025
Zelensky não tem chance de evitar negociações com Putin, diz jornal turco
Foto: © Sputnik / POOL / Acessar o banco de imagens

O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, afirmou anteriormente que a Turquia está disposta a apoiar iniciativas diplomáticas na Ucrânia, pois essa é a única maneira de resolver o conflito.

Em 2022, a Turquia já hospedou uma plataforma de negociação para as delegações russa e ucraniana.

O presidente russo Vladimir Putin disse várias vezes que a Rússia e a Ucrânia podiam ter chegado a um acordo, que já foi, na verdade, rubricado pelo lado ucraniano, mas Kiev recebeu uma ordem do Ocidente para parar de negociar.

Depois, no mesmo ano, Zelensky assinou uma lei proibindo a realização de negociações com Putin.

"A Turquia pode assumir a missão de organizar as negociações e o presidente Erdogan pode assumir o papel de mediador. Porque Erdogan é o único líder que pode negociar tanto com Putin quanto com Zelensky", escreveu um jornalista turco próximo aos círculos governamentais, Abdulkadir Selvi.

Ele notou que, a partir de 20 de janeiro de 2025, a lista de pessoas que podem manter laços com os dois lados foi alargada a mais um político – o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump disse repetidamente que planeja realizar uma reunião com Putin para acabar com o conflito na Ucrânia, ao que o presidente russo respondeu que está pronto para discutir calmamente todos os tópicos de interesse.

"Zelensky, que perdeu o apoio americano, não tem chance de evitar negociações", disse Selvi.

Ao mesmo tempo, uma fonte da Sputnik na administração Erdogan disse que os relatos sobre conversas planejadas entre os líderes russo e norte-americano em Istambul, Catar e vários outros lugares são rumores.

Segundo a fonte, Ancara não sabe nada sobre uma data e lugar de possíveis negociações.

Por Sputinik Brasil