Internacional

Israel e Líbano estendem prazo para implementação do cessar-fogo

A Casa Branca, mediadora do conflito entre o governo israelense e o movimento xiita Hezbollah, anunciou que as partes chegaram a um acordo para extender o prazo de implementação do cessar-fogo de novembro.

26/01/2025
Israel e Líbano estendem prazo para implementação do cessar-fogo
Foto: © AP Photo / Hassan Ammar

Neste domingo (26) encerraria o prazo de 60 dias para que as Forças de Defesa de Israel desocupem suas posições e cedam o lugar para o Exército libanês. Agora, as FDI terão até o dia 18 de fevereiro para deixar o território do sul do Líbano, afirmou o governo norte-americano

Contudo, isto não aconteceu e um incidente colocou a validade de todo o acordo em cheque. Manifestantes libanses tentaram retornar a seus lares e, durante seus protestos, foram alvejados pelos militares israelenses. Vinte e duas pessoas morreram e outras 124 ficaram feridas.

Em um acordo que viu o encerramento das hostilidades entre Israel e o Hezbollah, ambas as partes concordaram em respeitar os limites estabelecidos pela ONU com sua Linha Azul e retirarem suas forças da região.

Dessa forma, Israel abandonaria suas posições no território libanês e o Hezbollah não posicionaria militantes e armamentos ao sul do rio Litani. O Exército do Líbano ocuparia a região agindo como um tampão entre as duas forças antagônicas.

Por Sputinik Brasil