Internacional
Inteligência dos EUA informa novas autoridades sírias sobre ameaças do Daesh, diz mídia
Os Estados Unidos estão compartilhando informações de inteligência sobre as ameaças do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) com as novas autoridades sírias, informa o jornal The Washington Post, citando vários funcio

Conforme o jornal, o fato de que os EUA consideram os representantes do novo governo da Síria terroristas não impede que a inteligência norte-americana coopere com as novas autoridades do país.
"Os Estados Unidos compartilharam informações secretas sobre ameaças do Daesh com o novo governo da Síria, que é dirigido por líderes de um grupo militante há muito considerado por Washington como uma organização terrorista", relata o The Washington Post, citando funcionários anônimos familiarizados com essas trocas de informação.
Além disso, as fontes da imprensa destacam que, em pelo menos um caso, a inteligência dos EUA ajudou a evitar um ataque do Daesh a um santuário religioso perto de Damasco no início de janeiro.
Nota-se que os funcionários norte-americanos acrescentam que a decisão de compartilhar inteligência entre os EUA e a nova administração síria foi motivada por um "interesse mútuo" em evitar o possível retorno do Daesh ao poder e "não reflete uma aceitação total do Hayat Tahrir al-Sham, o grupo que atualmente está governando a Síria".
De acordo com as fontes do jornal, a troca de informações começou cerca de duas semanas depois que o grupo chegou ao poder e ocorreu em reuniões diretas entre funcionários da inteligência dos EUA e representantes do Tahrir al-Sham.
Anteriormente, o jornal Al-Watan informou que uma delegação de diplomatas dos EUA discutiu com representantes das autoridades sírias em Damasco o levantamento das sanções e a remoção do Tahrir al-Sham da lista de organizações terroristas.
Mais lidas
-
1FREIO DE ARRUMAÇÃO
MP recomenda anulação da reeleição antecipada de Madson Monteiro na Câmara de Palmeira dos Índios
-
2DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
3OPERAÇÃO POLICIAL
“Coroa Tito”, líder do Comando Vermelho em Alagoas, morre em confronto com a PM em São Miguel dos Milagres
-
4DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
5DENÚNCIA
Padre Fábio de Melo é denunciado ao Vaticano após confusão em cafeteria