Artigos
O ultraje da retina
Certa feita, Roland Barthes havia dito que, no século XXI, os analfabetos não seriam apenas aqueles que não sabem ler, nem escrever, mas todo aquele que não sabe ler, escrever e interpretar imagens. Não apenas porque vivemos num mundo onde os canais de televisão, e as mídias digitais, estão praticamente presentes em todos os cantos e recantos da nossa vida (e, sem o menor recato, procuram emoldurar a nossa percepção dos acontecimentos), mas também, porque toda informação comunicada é formatada a partir de uma trama de intenções.
Intenções essas que, muitas vezes, desconhecemos; outras tantas, ignoramos e, em alguns casos, comungamos. Nos dois primeiros, cedo ou tarde, podemos corrigir nosso entendimento, quando procuramos nos nutrir com outras informações que podem ser contrapostas às primeiras, fazendo saltar, diante dos nossos olhos, as suas contradições.
Agora, quanto ao terceiro, esse é um trem pra lá de danado, porque, quando comungamos de algo, consciente ou não dos pressupostos do emissor, sempre acabamos ficando com um ponto cego em nosso horizonte de percepção.
Um bom exemplo disso foi a inauguração do novo mandato presidencial de Donald Trump, onde Elon Musk discursou e, ao final, visivelmente emocionado, pôs a mão direita no peito e moveu-a com força na direção do público como se estivesse jogando algo e, comovido, disse: “Meu coração está com vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está assegurado.”
Mas como a grande mídia noticiou isto nestas terras onde gorjeia a andorinha e o sabiá? Que ele havia feito uma saudação nazista.
É, quem só lê manchete acaba ficando sem informação.
Aliás, esse é um caso clássico daquilo que Leo Strauss chamou de “Reductio ad Hitlerum”, uma falácia que, em resumidas contas, procura estabelecer uma relação, qualquer relação, entre uma pessoa com a figura de Hitler e sua gangue, para desqualifica-lo, rotulando-o de forma infame como nazista.
Na dúvida, veja o vídeo e tire a conclusão que julgar mais apropriada sobre Elon Musk, mas não se fie naquilo que a grande mídia diz; não confiemos apenas naquilo que é apresentado por uma manchete sensacionalista, não permitamos que nosso entendimento seja tangido maliciosamente por pessoas, partidos e entidades que procedem dessa forma ultrajante, insultando a nossa inteligência e vilipendiando o bom senso.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3TAPANDO BURACO
Prefeita Luisa Duarte designa secretários interinos para Meio Ambiente e Defesa Civil em Palmeira dos Índios
-
4CHOVIA NO MOMENTO DO ACIDENTE
Alagoanos estão entre os mais de 50 feridos em acidente de ônibus em Minas Gerais
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tensão continua: Câmara resiste contra prefeita Luísa após ameaça de exposição e pede mais prestação de contas