Internacional
Hezbollah não vai aceitar que Israel descumpra prazo para retirada das tropas no Líbano, diz nota
As autoridades do Líbano devem usar todos os recursos dentro do direito internacional para que Israel retire as tropas de todo o território libanês no prazo estipulado pelo acordo de cessar-fogo, que termina no final de janeiro, informou nesta quinta-feir
"Qualquer violação do prazo de 60 dias será considerada uma infração flagrante do acordo e um ataque adicional à soberania libanesa. Ações desse tipo por parte das forças de ocupação exigem que o Estado utilize todos os meios e métodos previstos nos acordos internacionais para libertar o território dos ocupantes", diz o comunicado.
Além disso, o movimento declarou que vai considerar como grave violação do acordo de cessar-fogo a continuidade das Forças de Defesa de Israel (FDI) no Líbano após o término do prazo de 60 dias.
"Estaremos acompanhando o desenvolvimento da situação, que se espera terminar com a retirada total [das tropas] nos próximos dias. Não aceitaremos nenhuma violação do acordo e de seus compromissos, bem como quaisquer tentativas de evitá-los, e exigimos o cumprimento estrito das obrigações sem concessões", destaca o comunicado.
Em 27 de novembro do ano passado, foi iniciado o cessar-fogo entre Israel e Líbano após quase 14 meses de escalada contínua, conforme o plano de resolução apresentado pelos EUA.
Apesar das negociações alcançadas, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem violado diariamente os temos do acordo, com a invasão do espaço aéreo libanês, ataques a alvos específicos no sul do país, além de operações de reconhecimento aéreo sobre grandes cidades, incluindo Beirute, e incursões em vilarejos libaneses na fronteira.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios