Variedades

Brasil retorna ao Oscar com indicação de Fernanda Torres na categoria ‘Melhor Atriz’ e filme ‘Ainda Estou Aqui’

Cinara Corrêa com agências 23/01/2025
Brasil retorna ao Oscar com indicação de Fernanda Torres na categoria ‘Melhor Atriz’ e filme ‘Ainda Estou Aqui’
Foto: CNN

A presença do Brasil na cerimônia principal do Oscar foi recuperada com a indicação de Fernanda Torres, sendo a segunda brasileira a concorrer ao prêmio de Melhor Atriz. A primeira foi a mãe dela, Fernanda Montenegro, indicada pelo filme Central do Brasil (1998), também dirigido por Salles.

Fernanda Torres também concorre pelo filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tornando-se a primeira produção brasileira a disputar a estatueta nessa categoria desde Central do Brasil, em 1999.

INDICAÇÃO

Fernanda Torres chega a esta indicação, com uma vasta conquista no currículo: o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, também sendo premiada no Critics Choice Awards na categoria de Melhor Atriz em Filme Internacional.

Fernanda Torres também foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

A atriz ainda recebeu várias indicações, incluindo ao APCA de Cinema, Prêmios Satellite, IndieWire Critics Poll, Greater Western New York Film Critics Association, DiscussingFilm Critic Award e à Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, embora não tenha levado os prêmios nessas ocasiões.

O último filme brasileiro indicado ao Oscar foi o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que concorreu na categoria de Melhor Documentário em 2020. Antes disso, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, disputou em 2016, quando perdeu para Divertida Mente, da Pixar.

Sonia Braga concorreu ao Oscar também em três oportunidades, na categoria atriz coadjuvante.

O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, quando fez parte da seleção oficial, ele garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.