Geral
Revista indica 'espiões invisíveis' utilizados pela Rússia na área da operação militar na Ucrânia
As Forças Armadas da Rússia usaram um drone FPV com uma câmera de vigilância para reconhecimento furtivo na zona da operação militar especial, avança a revista americana Forbes.
Destaca-se que na área da operação militar na Ucrânia foi detectado um drone FPV com estrutura de suporte em bambu equipado com uma câmera com sensor de movimento.
"O drone com câmera de vigilância tem um aspecto estranho, mas esta combinação montada num todo pode ficar ao lado de uma rodovia e enviar secretamente vídeos de cada veículo que passa por várias semanas. Montado a partir de componentes comerciais baratos, ele [drone] é um tipo de espião eficiente e furtivo com que as forças dos EUA sonhavam."
O artigo sugere que, graças à estrutura de bambu, a câmera se situa a uma altura que permite efetuar o monitoramento apesar do relevo do terreno. O operador pode selecionar uma estrada usada pelo adversário e colocar o sensor para rastrear o movimento dos comboios de veículos inimigos.
Segundo a revista, a bateria do drone dura apenas algumas horas, mesmo em modo de espera, por isso a câmera corre o risco de ficar no território controlado pelo adversário. No entanto, mesmo um dia de monitoramento pode justificar o dinheiro gasto.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4ENTREVISTA
'Logo ficarão todos aos pés de seu dono': Putin comenta tensões nas relações da Europa com Trump
-
5CRISE ECONÔMICA
Qualquer tentativa de resgatar o dólar por meio de criptomoedas está condenada, diz especialista