Esportes

Arqueólogos encontram cerca de 2.000 fragmentos de estátuas de bronze em 'ferro-velho' turco (FOTOS)

Arqueólogos da Turquia fizeram a descoberta extraordinária durante escavações na cidade de Izmir, a antiga Metrópolis, e acreditam ter encontrado uma espécie de antigo ferro-velho capaz de oferecer uma amostra única das mudanças culturais e religiosas da

Por Sputinik Brasil 20/01/2025
Arqueólogos encontram cerca de 2.000 fragmentos de estátuas de bronze em 'ferro-velho' turco (FOTOS)
Foto: © Foto / Vindolanda Charitable Trust

Desde os primeiros assentamentos no Neolítico Tardio até a Era Clássica, da Era Helenística aos períodos Romano, Bizantino e Otomano, a antiga cidade de Metrópolis, atualmente conhecida como Izmir, na Turquia, reúne estruturas monumentais e artefatos que vêm sendo descobertos desde 1990, quando as primeiras escavações arqueológicas se iniciaram na região.

Realizadas dentro do escopo do "Projeto Patrimônio para o Futuro" do Ministério da Cultura e Turismo, sob a direção do professor de Arqueologia na Universidade Dokuz Eylul, Serdar Aybek, e em cooperação com a Fundação Sabanci, as escavações revelaram formidáveis 2.000 fragmentos de uma estátua de bronze em uma seção que se acredita ter servido como um "antigo ferro-velho" onde foram quebrados para derretimento e armazenados a granel.

O professor Aybek explicou que as descobertas incluem peças de estátua do período helenístico e figuras da era romana, descrevendo-as como "descobertas extraordinárias, mesmo para o nosso campo de trabalho. Descobrimos aproximadamente 2.000 fragmentos de estátuas de bronze", disse ele.

Ainda de acordo com ele, na Antiguidade Tardia, quando as crenças mitológicas foram abandonadas em favor de religiões monoteístas e o cristianismo se tornou dominante na região, estátuas de bronze de eras mitológicas e anteriores foram desmanteladas para que seu material fosse usado em outras finalidades como na cunhagem de moedas, "embora ainda não tenhamos evidências arqueológicas para confirmar essa afirmação", disse Aybek.

É possível que os fragmentos sejam de estátuas construídas para homenagear os benfeitores listados na inscrição "Metropolitan Apollonios", de acordo com Aybek, que também destacou o significado histórico das estátuas de bronze na antiguidade e a importância da notável evidência de práticas de reciclagem há mais de 1.000 anos.

Além dos fragmentos de estátuas também foram descobertas placas de bronze quadradas e retangulares que provavelmente eram usadas para fundição e reparo, o que pode implicar que, no seu auge, Metrópolis pode ter servido como um centro para a criação ou reparo de estátuas de bronze.