Internacional

Israel não vai avançar com cessar-fogo até que Hamas divulgue reféns libertados, diz Netanyahu

Israel não avançará com o acordo de cessar-fogo em Gaza até que o Hamas forneça a lista de reféns que serão libertados no domingo (19), como parte do acordo, afirmou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste sábado (18).

18/01/2025
Israel não vai avançar com cessar-fogo até que Hamas divulgue reféns libertados, diz Netanyahu
Foto: © AP Photo / Moti Milrod
"Não poderemos avançar com o quadro do acordo até recebermos a lista dos reféns que serão libertados, conforme combinado. Israel não tolerará violações do acordo. O Hamas é o único responsável", declarou Netanyahu, segundo comunicado de seu gabinete.

Israel ainda aguarda os nomes de três reféns israelenses do sexo feminino que devem ser libertados no primeiro dia, informou Dmitri Gendelman, conselheiro do gabinete de Netanyahu, à Sputnik.

Mais de 1.890 prisioneiros palestinos devem ser libertados das prisões israelenses em troca da libertação de 33 reféns israelenses mantidos pelo Hamas durante a primeira fase do cessar-fogo, informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores do Egito.

"A primeira fase terá duração de 42 dias, durante os quais o Hamas libertará 33 reféns israelenses em troca da libertação de 1.890 palestinos detidos por Israel", afirmou o ministério em comunicado.

Israel e o Hamas, com a mediação do Catar, Egito e Estados Unidos, concordaram na última quarta (15) com um cessar-fogo de 42 dias na Faixa de Gaza e o retorno dos reféns, além de encerrar definitivamente as hostilidades que duraram mais de 15 meses. O conflito se estendeu ao Líbano e ao Iêmen, provocando uma troca de ataques com mísseis entre Israel e Irã.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, disse que o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza entrará em vigor no domingo (19).

Por Sputinik Brasil