Internacional

'Rebelde': Justiça boliviana determina prisão de Evo Morales por ausência em audiência pela 2ª vez

Após faltar pela segunda vez uma audiência cautelar, nesta sexta-feira (17), o ex-presidente boliviano Evo Morales (2006-2019) foi declarado "rebelde" e pode ser preso a qualquer momento.

Sputinik Brasil 17/01/2025
'Rebelde': Justiça boliviana determina prisão de Evo Morales por ausência em audiência pela 2ª vez
Foto: © AP Photo / Marco Ugarte

O mandado de prisão foi emitido pelo juiz quinto de Instrução Penal de Anticorrupção e Violência contra as Mulheres, Nelson Rocabado, na cidade de Tarija sul do país, no contexto do caso sobre suposto estupro de uma menor de idade por Morales, quando ainda era presidente.

"Declara-se rebelde o imputado Juan Evo Morales Ayma, da mesma forma, ordena-se seu arraigo e a anotação de seus bens [...]", ordenou Rocabado, em audiência cautelar.Determina-se a expedição do mandado de apreensão contra o imputado, que deverá ser encaminhado ao Ministério Público para seu cumprimento", instruiu o juiz.

O magistrado considerou que os problemas de saúde que o ex-mandatário alega enfrentar não são impedimento para que se apresente à justiça.

Em dezembro passado, o Ministério Público formalizou uma acusação contra Morales pelo crime de tráfico e exploração de pessoas, por suposta relação com uma menor de idade em 2016 que deu à luz um bebê registrado em nome de Morales.

Segundo a promotoria, Morales fez acordo com os pais da adolescente para se relacionar com ela, o que é configurado pela Justiça boliviana como tráfico humano de menor de idade.