Alagoas
HGE promove treinamentos sobre transfusões de sangue para profissionais da saúde
Um calendário de treinamentos sobre os Protocolos Alternativos às Transfusões de Sangue foi iniciado nesta quarta-feira (15), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Os encontros se estenderão até junho e podem participar gratuitamente todos os servidores interessados, desde que se inscrevam pelo link https://forms.gle/xvTZEn4PRpLKfTqt6. O certificado será emitido para os inscritos com frequência mínima de 75%.
Nesta primeira aula, os principais quadros anêmicos e hemorrágicos foram abordados, incluindo a prevalência e o protocolo clínico BPM (Patient Blood Management), que é uma abordagem multidisciplinar que visa gerenciar o sangue do paciente. A Comissão de Ligação com Hospitais (Colih) também esteve presente e esclareceu sobre a atuação dos profissionais médicos no tratamento de pacientes que se denominam Testemunhas de Jeová.
“Falamos sobre o que acreditamos e quais estratégias clínicas que ajudam o paciente a receber o tratamento que precisa. Reforçamos que existe uma rede mundial da Colih que pode ajudar a qualquer momento que o médico necessite tratar um membro das Testemunhas de Jeová sem precisar realizar a transfusão sanguínea”, considerou o colaborador da Colih, Luiz Carlos Oliveira.
Os próximos encontros serão dias 12 de fevereiro, 12 de março, 16 de abril, 14 de maio e 18 de junho. São seis aulas que se debruçarão no “Protocolo de Tratamento de Anemias com Eritropoetina e Hematínicos no PBM”, no “Controle Sistêmico de Hemorragias e Recuperação do Sangue do Próprio Paciente”, nos “Aspectos Bioéticos Envolvidos no PBM”, nos “Riscos Transfusionais e Hemovigilância” e nos “Dez Passos para Implementar o PBM no Serviço de Saúde”.
“Está sendo uma turma excelente, muito profissional, e o tema principal envolveu os protocolos alternativos da transfusão. A Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] está com um treinamento previsto para esse semestre e nós vamos estar em vários hospitais da Sesau e da Uncisal. Será interessante a gente estudar como tratar a anemia e controlar a hemorragia com opções farmacêuticas, técnicas e equipamentos que vão complementar a hemoterapia”, comentou Danilo Cerqueira, professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Para a técnica de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, Teresa Daniele de Lucena, esses treinamentos farão toda a diferença na linha de cuidados oferecidos pela maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ela comenta que ainda existem muitas dúvidas sobre diversos assuntos referentes à transfusão sanguínea e estar preparado para responder no tempo que o paciente precisa é um dever de todo profissional da saúde.
“É importante saber, ter formação, de quem pode e não pode receber a bolsa de sangue, principalmente quando envolve as pessoas que são Testemunhas de Jeová. Então, eu agradeço muito ao Serviço de Desenvolvimento e Educação de Pessoas [SDEP] pela sensibilidade e atenção. Com esse treinamento, também seremos disseminadores de informação, levando, assim, o que aprendemos aos nossos colegas de trabalho e população”, disse a servidora do HGE.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal