Geral
Tábuas com escrita cuneiforme e um tabuleiro de jogo são desenterrados no Iraque (FOTOS)
Professora associada de história da Universidade da Flórida Central (UCF) Tiffany Earley-Spadoni e uma equipe de pesquisadores fizeram uma descoberta importante no sítio arqueológico da Idade do Bronze Kurd Qaburstan, no nordeste do Iraque.
Arqueólogos desenterraram artefatos que datam de cerca de 1800 a.C. e incluem tábuas de argila com escrita cuneiforme, um tabuleiro de jogo e grandes fragmentos estruturais, que poderiam fornecer uma abundância de informações sobre esta cidade da Idade do Bronze média e lançar luz sobre a história oculta da Mesopotâmia.
As tábuas de argila são as primeiras deste tipo achadas na região e ainda estão sendo interpretadas, detalha Arkeonews.
Antigos artefatos encontrados em Kurd Qaburstan no Iraque lançam luz sobre a história oculta da Mesopotâmia. As descobertas incluem as únicas tábuas de argila conhecidas até a data na região.
"Esperamos encontrar ainda mais registros históricos que nos ajudem a contar a história da [cidade] a partir da perspectiva de seu próprio povo, em vez de confiar apenas em relatos escritos por seus inimigos", disse Earley-Spadoni.
"Enquanto sabemos muito sobre o desenvolvimento da escrita no sul do Iraque, muito menos se sabe sobre a alfabetização nas cidades do norte da Mesopotâmia, especialmente perto de Arbil onde Kurd Qaburstan está localizado", explicou.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal