Alagoas
28ª Promotoria de Justiça emite parecer para que estado garanta tratamento hormonal para pessoas trans
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) emitiu parecer, recentemente, dentro de uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE) no intuito de garantir o fornecimento dos medicamentos necessários para pessoas LGBTQIAPN+ que estão em processo de transição hormonal. Pacientes em tratamento estavam sem acesso aos hormônios desde o ano passado, o que colocou a vida de cada um deles em risco.
No documento apresentado pela 28ª Promotoria de Justiça da capital, o MPAL sustentou que os pacientes em processo de transição hormonal precisam dos medicamentos como forma de garantir a sua saúde, direito que lhes é assegurado constitucionalmente. Esses fármacos são necessários ao tratamento porque as substâncias contidas neles oferecem menos riscos cardiovasculares e de consequências hipertensas, diabéticas e cancerígenas enquanto duram as mudanças no organismo.
Segundo a 28ª Promotoria de Justiça da capital, o próprio estado já havia reconhecido a obrigação de manter o processo de transição hormonal, tratamento que é ofertado na Clínica da Família Dr. João Fireman, ligado a Rede de Atenção Especializada no processo transexualizador. Com a confissão do poder público, o Judiciário chegou a proferir decisão, mas, os hormônios ainda não tinham sido adquiridos na sua totalidade. “De mais a mais, o direito à saúde perseguido nos autos é constitucionalmente assegurado, corolário do direito à vida, devendo ser resguardado pelo estado”, diz um trecho do parecer.
Reunião para discutir a temática
Na semana, a 61ª Promotoria de Justiça da capital, que atua na defesa dos direitos humanos, reuniu-se com representantes da comunidade LGBTQIAPN+ e da Secretaria de Estado da Saúde para discutir a falta de medicamentos. Na ocasião, a Sesau informou que um dos hormônios, a testosterona, havia chegado e começaria a ser distribuído. Já sobre os medicamentos femininos em falta, o estado recebeu prazo de 10 dias para apresentar um resolução para o problema.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Caneta de Luisa Duarte é liberada para novas nomeações: mais 18 cargos comissionados na prefeitura