Artigos
Comentando Frei Battistini
Frei Francisco Battistini nasceu na cidade de Fivizzano, Massa Carrara, Itália, aos 14.02.1934. Ordenou-se em 1961 e em 1963 aportou no Brasil para servir nas dioceses de Caratinga (MG) e Campos e Petrópolis (RJ). Escreveu o valoroso livro a Igreja do Deus Vivo, editado a 40º Edição pela Editora Vozes, composto de cinquenta lições didáticas a serviço da Igreja Católica Apostólica Romana.
Esclarece que a Bíblia Católica é composta de 73 livros, a saber: 46 do Velho Testamento e 27 do Novo Testamento. Enquanto a Bíblia protestante tem apenas 66 livros, isto é, 39 do AT e 27 do NT. Surrupiaram os sete livros a saber: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1Macabeus e 2Macabeus. Também faltam os capítulos 10 a 16 do Livro de Ester e os capítulos 3, 13 e 14 do livro de Daniel. Daí, surgiu Martinho Lutero, fundador do protestantismo.
Trouxe à tona as Igrejas protestantes, a saber: Os Batista: Amsterdã 1600, Presbiterianos - Escócia - 1560; Os congregacionalistas - Inglaterra -1600; Os metodistas - Inglaterra - 1739; Anglicanos e episcopalianos; os adventistas - Estados Unidos - 1831; Testemunhas de Jeová - Estados Unidos -1874; Assembleia de Deus. Conclui dizendo: Para que todos sejam um, como nós somos um (Jo 17,22).
Na lição 38, diz que a Missão profética do cristão no mundo de hoje. Profeta é aquele que fala em nome de Deus. É aquele que defende os direitos de Deus. É aquele que destrói os ídolos do mundo, para reconduzir os homens a adorar o único Deus verdadeiro. Profeta é o mensageiro de Deus; é o homem de Deus no mundo, para reconduzir o mundo de Deus.
Frequento, semanalmente a belíssima Igreja de São Pedro. Lá, ouço a pregação do Monsenhor José Everaldo Rodrigues Filho. Erudito, esclarecedor do Evangelho de Cristo e, principalmente, eloquente no falar de Deus Eterno e de Maria Santíssima.
Voltando ao magnifico livro de Frei Battistini, traz a relação dos Papas desde São Pedro a Bento XV, 258, de Gênova - 1922. Trata-se de uma pesquisa feita nos livros sagrados. Merece, pois, credibilidade por ter sido escrito com o propósito esclarecedor.
Destaco a Oração: Ó Deus, Pai de bondade e de misericórdia! Fomos nós que, com o nosso orgulho e a nossa malícia, criamos a divisão da Igreja. Na vossa infinita bondade, perdoai o nosso pecado, que nos envergonha diante do mundo, e escutai a oração do vosso Filho Jesus Cristo e a nossa, e fazei com que o vosso Reino seja um, como vós, Pai, somos um como o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Amém.
Por fim, diz: É necessário que todo cristão se conscientize que é chegada a hora de assumir a responsabilidade de evangelização. Sobretudo no meio do povo pobre que sempre é explorado e manipulado por estes espertalhões sem escrúpulos.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas