Geral
Gilmar Mendes determina que mutirões carcerários sejam feitos pelo CNJ
Baixar
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, a realização de mutirões em presídios. O objetivo é garantir que mães de menores de 12 anos possam trocar a prisão preventiva pela domiciliar.
A decisão veio após o ministro conceder a prisão domiciliar a mulher presa preventivamente por tráfico de 5 g de crack e mãe de uma criança de cinco anos.
Segundo Gilmar Mendes, uma decisão da 2ª Turma do STF, já garantiu esse tipo de troca para mães de menores de 12 anos.
Dessa forma, o ministro concedeu a prisão domiciliar à mulher, destacando que a medida protege os direitos da criança, que precisa dos cuidados da mãe.
Mendes citou ainda a existência de várias decisões em outras instâncias da Justiça negando a concessão do benefício nesses casos. Por isso, ele determinou que os mutirões carcerários sejam feitos pelo CNJ, o Conselho Nacional de Justiça.
O objetivo é revisar os casos, verificar as condições das prisões e ajudar as mulheres a se reintegrarem à sociedade.
Justiça O objetivo é garantir que mães possam cumprir prisão domiciliar Brasília 10/01/2025 - 19:40 Rafael Gasparotto / Beatriz Arcoverde Oussama El Ghaouri, repórter da Rádio Nacional Mulheres na prisão mulheres presas Mães em Cárcere sexta-feira, 10 Janeiro, 2025 - 19:40 1:13
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas