Geral

Norovírus provoca surto de virose no litoral sul paulista

09/01/2025
Norovírus provoca surto de virose no litoral sul paulista

Baixar

O surto de virose que atinge diversas cidades do litoral sul paulista foi provocado por norovírus.

O resultado foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, após análise de amostras de fezes humanas coletadas nas cidades de Praia Grande e no Guarujá.

Notícias relacionadas:

As noroviroses fazem parte do grupo de doenças de origem viral, conhecidas como gastroenterite, e que normalmente são transmitidas por via fecal-oral.

Esse tipo de virose dura em média três dias e provoca sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e, algumas vezes, dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que a descoberta é importante para o tratamento dos pacientes e que continua investigando a origem da infecção.

Entre as recomendações da pasta para a prevenção de viroses estão: lavar bem as mãos antes de preparar alimentos e antes de comer; evitar alimentos mal cozidos e não tomar banho de mar nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas. E aqueles produtos vendidos nas praias e ruas, de procedência desconhecida, como raspadinhas, sacolés, sucos e água mineral, não devem ser consumidos.

*Com informações da Agência Brasil.

Santos (SP), 04/01/2025 - Praia da Baixada Santista. Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
© Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Saúde Resultado foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz Brasília Surto de virose no litoral paulista foi provocado por norovírus Mulher que esteve no litoral de SP morre com sintomas de virose Guarujá declara surto de virose gastrointestinal 09/01/2025 - 17:48 Rádio Nacional / Liliane Farias Bianca Paiva - Repórter da Rádio Nacional virose São Paulo quinta-feira, 9 Janeiro, 2025 - 17:48 1:31