Geral
Com reflexões sobre ancestralidade e identidade, exposição “Memórias do Inconsciente” estreia em 11/1
Mostra do artista Jhonyson Nobre acontece na Casa Jorge de Lima, em União dos Palmares
Com um convite ao público para um mergulho nas camadas que compõem a memória, a ancestralidade e a construção da identidade por meio de pinturas, esculturas e instalações, chega à Casa Jorge de Lima, em União dos Palmares, no sábado (11), a exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista palmarino Jhonyson Nobre.
A mostra apresenta um conjunto de obras produzidas nos últimos três anos, explorando as complexas relações entre afeto, dor, resistência e apagamentos históricos atravessadas por questões raciais, além de abordar temas como miscigenação, colorismo, infância e o impacto de memórias coletivas e individuais através da perspectiva de uma família negra do interior do Nordeste. Elementos visuais como raízes, bordados e o tom azul – uma referência à negritude e à miscigenação – aparecem como símbolos recorrentes, conectando o íntimo à reflexão social mais ampla.
Jhonyson já participou de outras exposições coletivas, como: Nordeste expandido, Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, Caos, e até do Renda-se. Essa mostra marca uma nova fase na sua carreira artística e, para isso, ele decidiu que deveria começar em sua cidade natal, o que trouxe um sentimento de realização, especialmente por acontecer em uma cidade do interior, onde tem um público que gostaria de vê-lá.
“União é uma cidade que tem muito a oferecer culturalmente e historicamente. Essa exposição tenta trazer memórias que, de alguma maneira, são negligenciadas ou colocadas à margem, usando minhas memórias para contar essas narrativas. Pretendo também debater sobre temas como racismo, colorismo e miscigenação no Brasil. E fazer isso na Casa do Jorge de Lima, que é uma grande figura da cidade, torna tudo mais especial”, conta o artista.
SERVIÇO
Exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista Jhonyson Nobre
Local: Casa Jorge de Lima – (Tv. do Mercado, União dos Palmares/AL)
Abertura: 11 de janeiro de 2025, às 19h30
Visitação: até 11 de fevereiro, de 09h àS 16h30
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios