Brasil
Lula expressa 'entusiasmo' com acordo do Mercosul e Emirados Árabes em conversa com líder do país
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva conversou por meia hora nesta segunda-feira (30) por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, de acordo com o Palácio do planalto.

As negociações do acordo comercial do país árabe com o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, foi um dos temas da conversa:
"Lula destacou ainda o entusiasmo no Mercosul com relação às negociações de uma Parceria Econômica Abrangente com os Emirados Árabes Unidos e manifestou o empenho do Brasil junto aos demais países do bloco para que essa Parceria seja concluída nos próximos meses", informou o governo brasileiro em um comunicado.
O Xeique convidou Lula para participar da Cúpula Mundial de Governos (World Governments Summit em inglês) que será realizada em Dubai nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2025.
Já Lula reiterou o convite ao seu homólogo para visitar o Brasil em 2025, que pode ser a primeira visita de um chefe de Estado dos EAU ao Brasil.
O acordo volta a avançar mais de duas décadas depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Liga Árabe e quase duas décadas depois da assinatura do marco de cooperação Mercosul-Conselho de Cooperação do Golfo.
Em 2023, os Emirados Árabes Unidos foram o 28º maior destino de produtos brasileiros e, no primeiro semestre de 2024, avançaram para a 13ª posição. De janeiro a junho, as exportações brasileiras para o país árabe subiram 74% em comparação com o mesmo período de 2023.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país árabe em duas ocasiões: em abril, encontrou-se com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, o sheik Mohamed bin Zayed al-Nahyan, e em dezembro participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda