Variedades

Serviços especiais russos impedem ataque terrorista da Ucrânia contra oficial militar e blogueiro

As forças de segurança detiveram um russo que, em missão da inteligência ucraniana, estava preparando ataques terroristas contra um oficial de alto escalão e um blogueiro militar que escrevia sobre os combates na Ucrânia, informou o serviço de imprensa do

28/12/2024
Serviços especiais russos impedem ataque terrorista da Ucrânia contra oficial militar e blogueiro
Foto: © Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagens

De acordo com a agência, um cidadão russo estabeleceu contato com um funcionário da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, que se apresentou como Andrei, por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

Sob o comando de seu supervisor, ele retirou de um esconderijo na região de Moscou uma bomba caseira em um invólucro de polímero com um acessório magnético e elementos de destruição em forma de bola.

A bomba estava disfarçada como um alto-falante de música portátil e tinha potência de cerca de um quilo e meio de TNT.

"O Serviço Federal de Segurança da Federação da Rússia impediu atos terroristas planejados pelos serviços especiais ucranianos contra um militar de alto escalão do Ministério da Defesa da Federação da Rússia e um blogueiro militar que cobria os eventos da operação militar especial [na Ucrânia]", diz o comunicado.

O FSB observou que o detido está cooperando com a investigação.

Durante o interrogatório, ele disse que deveria colocar uma bomba sob o carro de um blogueiro famoso ou sob o portão de sua casa.

Mas essa operação foi cancelada, pois o detido ficou doente. Ele guardou o dispositivo explosivo em sua oficina.

Em seguida, ele recebeu outra missão: encontrar o carro de um militar de alto escalão em Moscou. O plano era armadilhar o carro e detoná-lo remotamente.

Por Sputinik Brasil