Internacional
Alemanha e Dinamarca se juntam para enviar 15 tanques Leopard para a Ucrânia
A Alemanha e a Dinamarca forneceram à Ucrânia mais 15 tanques Leopard. Berlim também enviou um sistema de defesa aérea IRIS-T SLS e um IRIS-T SLM, informou o Gabinete Federal alemão nesta segunda-feira (23).

"Foi entregue suporte militar à Ucrânia: 103 tanques de batalha principais LEOPARD 1 A5 com peças de reposição (projeto conjunto com a Dinamarca) (antes: 88)", diz a lista atualizada.
Além disso, 30 veículos blindados resistentes a minas e protegidos contra emboscadas (MRAPs), munição para tanques de batalha Leopard 2 dos estoques militares e industriais e munição para tanques de batalha Leopard 1 foram enviados.
A Alemanha também transferiu mísseis IRIS-T SLM, além de dois sistemas de defesa aérea, mais dois lançadores Patriot e dois canhões antiaéreos Gepard com peças de reposição. Além disso, a Alemanha enviou mais 65 mil cartuchos para canhões antiaéreos Gepard, duas estações de radar aerotransportadas TRML-4D e mísseis guiados AIM-9L/I-1 Sidewinder.
De acordo com a lista, Berlim também está se preparando para enviar a Kiev 20 veículos de combate de infantaria Marder, dois lançadores de mísseis Patriot e quatro veículos de defesa cinética (Diehl Defence).
A Rússia disse que o fornecimento de armas à Ucrânia pelo Ocidente dificulta a solução do conflito e envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para a Rússia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ARTIGO
Dulce Melo escreve: "Um marginal travestido de policial militar"
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4TRAGÉDIA EM MACEIÓ
Do quartel ao crime: a fuga do major da PM que terminou em tragédia
-
5NESTA TERÇA
Chacina no Prado: filho do major que surtou e matou duas pessoas será sepultado em Palmeira dos Índios