Geral
Dino suspende o pagamento de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
Baixar
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares, nesta segunda-feira (23). Flávio Dino determinou ainda que a Polícia Federal investigue suspeitas de irregularidades e o apadrinhamento de emendas de comissão na Câmara dos Deputados. O ministro atendeu a um pedido do PSol.
No início de dezembro, o STF referendou uma decisão de Dino que definiu normas para a liberação de emendas, com critérios de transparência e rastreabilidade. No entanto, dias depois, a Mesa Diretora da Câmara suspendeu o funcionamento das Comissões Permanentes, proibindo reuniões de qualquer natureza entre os parlamentares. Isso, segundo o PSol, inviabilizou a apreciação de emendas e o cumprimento do rito legal.
Logo em seguida, 17 líderes partidários enviaram ao Governo Federal um ofício solicitando o pagamento de quase 5.500 emendas de comissão, mas sem identificar os respectivos autores. Na decisão, o ministro Flávio Dino destacou que o devido processo legal orçamentário tem um objetivo maior que é a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.
Segundo ele, não é compatível com a ordem constitucional a continuidade desse ciclo de denúncias acerca de obras malfeitas, desvios de verbas, malas de dinheiro apreendidas em aviões, cofres, armários ou jogadas por janelas, diante de seguidas operações policiais e do Ministério Público.
Geral Câmara pediu o pagamento de 5,5 mil emendas sem identificar autores Brasília 23/12/2024 - 14:05 Nadia Faggiani / Eliane Gonçalves Renato Ribeiro Flávio Dino Emendas Parlamentares orçamento secreto segunda-feira, 23 Dezembro, 2024 - 14:05 1:43
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017