Cidades
Demarcação das terras indígenas Xukuru Kariri é adiada; Lula prometeu ato até o fim do ano

A homologação das terras indígenas do povo Xukuru Kariri, prevista para ocorrer na quarta-feira (11), foi adiada devido ao problema de saúde enfrentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para um procedimento cirúrgico, Lula recebeu alta no domingo passado (15) e, está retornando suas atividades normais aos poucos. Sua promessa era cumprir o ato administrativo até o final de 2024.
A promessa foi reafirmada às lideranças indígenas e à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que acompanham o processo. Antes disso, o presidente deverá se reunir com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, que está de férias até esta segunda-feira, 23 de dezembro.
Reunião no Ministério da Justiça
Na sexta-feira (13), representantes do povo Xukuru Kariri, de Palmeira dos Índios (AL), estiveram no Ministério da Justiça em Brasília para discutir a demarcação e regularização fundiária do território, que tramita há décadas pelos meios legais. Entre os presentes estavam o Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinaman Tuxá, e o Assessor Político da APOINME, Sabarú Tingui-Boto.
As lideranças reforçaram a urgência da homologação, que é uma promessa de campanha de Lula e simboliza um avanço histórico para o reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas no Brasil.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF