Internacional
Partido Baath da Síria anuncia suspensão de atividades após mudança de poder no país
O Partido Socialista Árabe Baath, do presidente sírio Bashar al-Assad, anunciou nesta quarta-feira (11) a suspensão de suas atividades após mais de 60 anos no poder.
"Após analisar a situação política, social e econômica, com base nos interesses nacionais, a liderança tomou a seguinte decisão: suspender as ações e atividades do partido em todas as suas manifestações até novo aviso", disse o partido em um comunicado publicado pelo jornal sírio Al Watan.
O partido transferirá todos os equipamentos e armas para os departamentos de polícia, de acordo com o comunicado.
"Todos os ativos materiais serão transferidos para a disposição do Ministério das Finanças, sob o proteção do Ministério da Justiça", disse o comunicado.
O Partido Socialista Árabe Baath foi fundado na Síria em 1946 e adotou uma ideologia socialista e nacional árabe. Filiais do partido surgiram em muitos países da região, incluindo Líbano, Jordânia, Líbia e Arábia Saudita. Tornou-se o partido governante na Síria em 1963, enquanto no Iraque, permaneceu no poder de meados da década de 1960 até o início dos anos 2000.
A oposição armada síria capturou a capital Damasco no último domingo (8). Autoridades russas disseram que o presidente sírio Bashar al-Assad renunciou após manter negociações com participantes do conflito sírio e deixou a Síria para ir à Rússia, onde recebeu asilo.
Mohammed al-Bashir, que comandou uma administração baseada em Idlib formada pelo grupo sunista salafista Hay'at Tahrir al-Sham (HTS, ou Comitê da Libertação do Levante em tradução livre) e outros grupos de oposição, foi nomeado primeiro-ministro interino na terça-feira (10).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos