Alagoas
Secretaria de Estado da Saúde participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, representa o Governo de Alagoas na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES), iniciada nesta terça-feira (10), em Brasília. O evento prossegue até a sexta-feira (13), e visa discutir as temáticas da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, com a participação de gestores estaduais e municipais, trabalhadores, movimentos sociais, sindicais e usuários do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil.
Promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a 4ª CNGTES terá como tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Com palestras, mesas temáticas e atividades culturais, promovendo um espaço inclusivo para debates e troca de experiências, o evento é realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Além do titular da Sesau, estão representando a gestão da Saúde do Estado de Alagoas o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, e a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes. A Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde não ocorria há 18 anos.
Para o secretário de Estado da Saúde, o momento é um marco para todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde em Alagoas, e vai contribuir para melhoria das relações de trabalho e qualificação desses profissionais. “É uma missão da Secretaria de Estado da Saúde, que conta com total apoio do governador Paulo Dantas, promover as melhorias na relação de trabalho dos nossos profissionais da saúde. Além disso, seguimos promovendo o processo de educação permanente, que permite um SUS mais eficiente, com trabalhadores mais qualificados. Isso reflete no atendimento das nossas unidades, que vem se destacando como referência no atendimento, com humanização e efetividade nos tratamentos”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.
A 4ª CNGTES ampliará o diálogo e a construção coletiva de projetos que serão norteados por três eixos fundamentais; a Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Em Alagoas, a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde foi realizada nos dias 9 e 10 de setembro deste ano, e contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão da Educação no Ministério da Saúde, Lívia Mello. Durante a conferência em Alagoas, 36 delegados, entre trabalhadores, gestores, movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde, foram selecionados para representar Alagoas em Brasília.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
2IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5TRAGÉDIA NA PONTE
Caminhoneiro alagoano está entre os desaparecidos no desabamento da ponte entre Maranhão e Tocantins