Alagoas

Hospital Metropolitano é o único da rede pública a contar com leitos de gastroenterologia

Neide Brandão 10/12/2024
Hospital Metropolitano é o único da rede pública a contar com leitos de gastroenterologia
No primeiro ano de funcionamento, o Serviço de Gastroenterologia realizou 2.502 atendimentos ambulatoriais e 299 internações - Foto: Neide Brandão / Ascom Sesau

Em um avanço significativo para a saúde de Alagoas, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, se destaca como a única unidade no Estado a oferecer 10 leitos exclusivos de enfermaria destinados a pacientes com necessidades clínicas de gastroenterologia. Desde que esse serviço foi implantado, há um ano, a instituição se consolidou como referência em cuidados especializados, oferecendo aos pacientes um atendimento preciso e eficaz.

 

A iniciativa de criar leitos dedicados exclusivamente à gastroenterologia foi uma resposta à crescente demanda por tratamentos especializados na área. De acordo com a médica gastroenterologista Imirá Magalhães, responsável pelo Serviço no HMA, a decisão de criar esses leitos foi uma medida estratégica para oferecer cuidados mais eficientes e um ambiente adequado para os pacientes que necessitam de tratamentos especializados.

 

“Antes da criação dessa enfermaria, muitos pacientes com doenças gastrointestinais graves eram internados em leitos gerais, o que muitas vezes comprometia a qualidade do atendimento e o cuidado especializado que eles precisavam. Com os leitos exclusivos, conseguimos focar nas necessidades específicas desses pacientes e proporcionar um ambiente mais seguro e adequado para o tratamento”, explicou.

 

Segundo a especialista, os 10 leitos exclusivos para gastroenterologia estão situados no térreo da unidade hospitalar. “Esses leitos foram projetados para oferecer um atendimento mais confortável e especializado aos pacientes, com infraestrutura adequada para o tratamento de doenças gastrointestinais, que demandam cuidados contínuos e atenção redobrada. Somos a única enfermaria especializada em Alagoas para tratamento das patologias do trato gastrointestinal e contamos com especialistas todos os dias da semana. Além disso, conseguimos dar suporte às outras clínicas do hospital, através de parecer, além do acompanhamento ambulatorial”, acrescentou.


 

Beneficiado

 

Domicio da Silva, de 66 anos, um dos pacientes internados na enfermaria exclusiva para gastroenterologia, salienta que sua experiência é muito positiva no HMA. Ele foi diagnosticado com uma condição gastrointestinal que exigia cuidados especializados e, após ser admitido na unidade, sentiu uma grande diferença no atendimento. “Antes eu procurava a unidade básica de Porto de Pedras, onde resido, fiquei um ano sentindo dor e voltando para casa, não que eles tivessem culpa, só não tinham especialistas no assunto”, contou.

 

Com o agravamento do caso, Domício da Silva foi encaminhado para o Hospital Regional do Norte (HRN). “Fui transferido, logo em seguida, para o Hospital Metropolitano justamente por aqui ser referência nestes leitos. Quando fui admitido, já sabia que precisaria de cuidados específicos, mas não imaginava que este hospital teria uma estrutura tão especializada para isso. Os exames são de ponta mesmo, só tomografias fiz duas. Os profissionais aqui são muito atenciosos, a equipe médica está sempre disponível para tirar dúvidas e o ambiente é muito acolhedor. Estou me recuperando bem, e sei que estou recebendo o melhor tratamento possível”, relatou o paciente.

 

O HMA não apenas investiu em infraestrutura, mas também garantiu uma equipe altamente qualificada para atender às demandas da enfermaria especializada. O diretor médico da unidade, Ajax Caldas, ressalta que a criação desses leitos exclusivos está alinhada à missão do hospital de ser uma referência no atendimento de saúde de alta complexidade no Estado.

 

“Aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas nós trabalhamos para oferecer o melhor atendimento em todas as especialidades. A enfermaria exclusiva para gastroenterologia é um exemplo de como estamos atentos às necessidades dos pacientes. Com isso, conseguimos oferecer um tratamento mais focado, com equipe especializada e equipamentos de última geração”, afirmou o gestor.


 

Centro de Excelência

 

Para o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, essa enfermaria exclusiva para gastroenterologia não só atende à demanda de um grupo específico de pacientes, mas também traz um impacto para o sistema de saúde do Estado como um todo. “O Hospital Metropolitano se consolida como um centro de excelência e referência para a saúde de Alagoas, oferecendo um serviço que prioriza a saúde e bem-estar dos pacientes. A implementação de um atendimento especializado, como esse, reflete o compromisso da instituição com a melhoria contínua da saúde pública no Estado”, frisou.

 

Na última semana, a gestão do Hospital Metropolitano se reuniu com o Serviço de Gastroenterologia para comemorar os avanços alcançados desde a criação dos leitos exclusivos. Durante a reunião, foram discutidos indicadores de desempenho do serviço e realizados elogios à equipe pelo excelente trabalho prestado. O serviço totalizou 2.502 atendimentos ambulatoriais e 299 internações, um marco significativo em termos de volume e impacto no atendimento à população.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora. Esse encontro foi uma oportunidade de parabenizar toda a equipe pelo empenho e pela dedicação, que têm sido fundamentais para o sucesso desse serviço”, ressaltou Ajax Caldas, ao frisar que, além dos leitos específicos para tratamento de doenças do sistema digestivo, “a unidade hospitalar conta com uma equipe multidisciplinar qualificada e infraestrutura de ponta para atender os pacientes, garantindo assistência integral e humanizada”.