Variedades
GOD BLESS BITCOIN busca espalhar a verdade, a compreensão e a esperança, ao mesmo tempo que responde a uma pergunta oportuna:
“Como podemos consertar nosso dinheiro quebrado?”
Através de um mergulho profundo nos aspectos transformadores e morais do Bitcoin e no impacto que essa tecnologia pode ter no mundo, o filme apresenta a possibilidade de um sistema financeiro melhor e acessível. O documentário está disponível gratuitamente no site do filme, no YouTube e na plataforma Roku e já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo
God Bless Bitcoin, em tradução livre Deus Abençoe o Bitcoin, é um documentário estrelado por Mark Cuban, Tony Hawk, John Salley, Mark Yusko, Robert Breedlove, Natalie Brunell, Perianne Boring, além de muitos outros especialistas do setor, e trata profundamente de questões relacionadas ao uso do dinheiro. Produzido por Brian e Kelly Estes, o filme levanta uma questão principal: como podemos mudar o sistema monetário atualmente em vigor no mundo?
Ao fazer esta pergunta, o filme expõe a natureza dos princípios que regem as finanças no mundo de hoje, que tem as suas origens no sistema militar e na propagação das guerras. Além disso, o filme também mostra como e porque os membros das classes desfavorecidas se sentem financeiramente necessitados, mesmo quando trabalham arduamente e vivem as suas vidas financeiras de forma responsável. Em última análise, God Bless Bitcoin sugere maneiras pelas quais o bitcoin pode apresentar alternativas ao nosso sistema atual que sejam mais justas, equitativas e pacíficas.
De acordo com o produtor executivo do filme, Brian Estes, o filme é um projeto apaixonante que começou há cerca de dois anos, quando ele percebeu que as pessoas estavam constantemente lutando com o aumento do custo de vida em todo o planeta. “Os preços das casas são inacessíveis; os preços das compras nos supermercados estão altíssimos e as pessoas estão cada vez mais exaustas por não conseguirem manter um padrão de vida decente. Parece que é algo que nunca conseguiremos acompanhar, por mais que trabalhemos”, explica.
Diante desse panorama, os produtores do filme foram em busca de informações para compreender a fundo como funciona o sistema econômico atual. “Entrevistamos dezenas de especialistas em política, finanças e economia para mostrar como essa dinâmica beneficia a inflação e discrimina os mais pobres”, detalha Brian.
Bitcoin
Depois de tantas pesquisas e entrevistas com especialistas, o filme compila opiniões que mostram uma forma de dinheiro mais ética e aberta a todos, independente de nível socioeconômico, raça ou gênero. É o bitcoin, “um novo dinheiro que permite que todos usem seus dons para trabalhar, sustentar a si mesmos e às suas famílias, bem como criar valor para os outros”, diz Brian.
Brian e Kelly estudam o assunto há dez anos e entendem que ele pode dar a todos a liberdade de criar uma fonte de renda para si e para outras gerações. “Trabalho há 30 anos com educação em comunidades carentes e entendo que é necessário quebrar esse ciclo de pobreza para dar esperança às gerações futuras”, diz Kelly Estes, fundadora e presidente da Great Big Beautiful Tomorrow Foundation, organização sem fins lucrativos que oferece bolsas de estudo para crianças e jovens de populações de baixa renda.
Uma das produtoras de God Bless Bitcoin é brasileira e tem grandes expectativas sobre o impacto que as informações do filme podem trazer ao público no Brasil. “É um prazer trazer este lançamento para o meu país. Temos uma população enorme sem conhecimento financeiro no Brasil e muitas pessoas em situação de vulnerabilidade porque não têm expectativa de uso racional do dinheiro. Esperamos dar um vislumbre de esperança a essas pessoas, mostrando que podemos ter a possibilidade de dinheiro seguro e ético em nosso mundo atual”, explica Fabiana Albuquerque, uma das produtoras de God Bless Bitcoin.
Segundo Fabiana, o filme mostra de maneira prática e didática como o dinheiro está perdendo valor dia-a-dia nas mãos das pessoas. “O que comprávamos 10 anos atrás não conseguimos mais comprar hoje com o mesmo valor. O nosso dinheiro vem sendo desvalorizado e perdendo o seu poder de compra. O Bitcoin é uma opção que circula entre as pessoas sem interferências. É como seu eu tivesse 10 dólares e passasse esse valor para outra pessoa. Iria chegar os mesmos 10 dólares. Não há desvalorização”, detalha Fabiana.
Mercado
Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda que pode ser entendida como dinheiro virtual (ou eletrônico). Criado em 2008, o BTC é um ativo digital denominado peer-to-peer, ou seja, pode ser transferido sem a intermediação de instituições financeiras. Na prática, como não há terceiros envolvidos, o envio de bitcoin entre um país e outro costuma ser mais rápido e barato do que a transferência de moedas atuais, o que reforça o seu caráter democrático.
Todas as transações de bitcoin são confirmadas por um banco de dados que registra todas as transações dos usuários da moeda, portanto os próprios traders são os auditores da rede.
O Bitcoin é digital, descentralizado e não é controlado por nenhuma empresa, pessoa ou governo. Desta forma, ninguém e nenhuma instituição tem o poder de controlar o seu preço, sendo o seu valor basicamente fixado pela lei da oferta e da procura.
Mais lidas
-
1RUBRO NEGROS EM MACEIÓ
Flamengo pode jogar no Rei Pelé em 2025: partida seria pelo Carioca contra o Madureira
-
2HOMOLOGAÇÕES
Lula realiza demarcações de 3 terras indígenas e cita Alagoas em discurso no Planalto
-
3SEM QUÓRUM
Câmara de Palmeira dos Índios paralisa sessões e decisões; orçamento 2025 segue sem votação
-
4CRISE
Afasta de mim esse cálice: o conflito entre pastores evangélicos e o bolsonarismo
-
5INÉDITO
JHC inaugura pista de patinação no gelo gratuita como parte do Natal de Todos Nós