Esportes
COI diz reprovar premiação em dinheiro para medalhistas olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se mostrou contrário ao pagamento de premiações em dinheiro feitas por federações internacionais aos medalhistas olímpicos.
A entidade não aprovou a iniciativa da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) que nos Jogos de Paris-2024 distribuiu um bônus de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 303 mil) para cada atleta que conquistou a medalha de ouro na competição.
O posicionamento aconteceu em reunião na última terça-feira da Comissão Executiva do COI. Sob o argumento de que estar competindo na Olimpíada já é um prêmio, o órgão reforçou o fato de que nunca ofereceu dinheiro aos medalhistas ao longo de toda história olímpica.
"A comissão executiva considerou que isso ia contra a missão do COI e poderia facilmente transformar os Jogos Olímpicos em um evento elitista", afirmou Mark Adams, diretor de comunicações do COI em um vídeo publicado nas redes sociais.
Atual presidente do COI, Thomas Bach já tinha sido contra essa prática ao afirmar que os comitês olímpicos devem ter a autonomia para decidir sobre os prêmios oferecidos aos atletas e não as federações.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores