Internacional

Mídia indica bombardeiro nuclear da China que seria uma ameaça à Marinha dos EUA

Apesar de ter derivado do bombardeiro soviético Tu-16, o bombardeiro chinês Xian H-6 continua sendo uma pedra angular do arsenal aéreo da China e uma ameaça à Marinha dos Estados Unidos, escreve o portal com enfoque militar 19FortyFive.

30/11/2024
Mídia indica bombardeiro nuclear da China que seria uma ameaça à Marinha dos EUA
Foto: © AP Photo / Ministério da Defesa de Taiwan

Este avião com capacidade nuclear tem um alcance de combate de aproximadamente 4.000 quilômetros e uma capacidade de carga útil de 11,3 toneladas serve como plataforma para mísseis balísticos e de cruzeiro de lançamento aéreo, aumentando as capacidades de dissuasão da China.

O bombardeiro é flexível o suficiente para reconhecimento, ataques de mísseis e operações marítimas. O H-6 se integra perfeitamente na estratégia do "sistema de sistemas" da China, desafiando as operações navais norte-americanas no Pacífico, aponta o artigo.

As versões modernas do H-6 são conhecidas por terem um teto operacional de cerca de 12.800 metros e um alcance de combate de 4 mil quilômetros, este último parâmetro alcançado graças a motores aperfeiçoados e materiais de construção compostos avançados, acrescenta o portal.

Além de suas capacidades nucleares, o bombardeiro pode realizar uma ampla gama de funções convencionais.

O Xian H-6 pode lançar mísseis a uma distância relativamente segura e depois regressar à base para se rearmar e reequipar para ataques subsequentes. É essa capacidade que preocupa a Marinha dos EUA, que com o abandono do F-14 Tomcat renunciou a grande parte de sua capacidade de defesa aérea de longo alcance, detalha o artigo.

Por Sputinik Brasil