Economia
Japão: dados indicam melhora na economia, reforçando argumento para o aumento de juros pelo BoJ
Um aumento nos preços ao consumidor em Tóquio, nas vendas no varejo e na produção industrial sinalizam uma melhora econômica antes da reunião do Banco do Japão (BoJ), que será acompanhada de perto em dezembro.
A inflação ao consumidor, excluindo alimentos frescos, na área metropolitana de Tóquio acelerou pela primeira vez em três meses em novembro, de acordo com um comunicado do governo divulgado nesta sexta, 29. Ela aumentou 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, acima do ganho de 1,8% registrado em outubro.
A leitura também foi um pouco mais alta do que muitos economistas esperavam. Os preços de Tóquio são considerados um indicador antecipado das tendências nacionais, sugerindo que a inflação está se desenvolvendo de acordo com as expectativas do banco central.
Alguns economistas e investidores esperam que o BoJ aumente as taxas de juros em sua próxima reunião no final de dezembro, mas outros consideram mais provável um aumento em janeiro, quando houver mais clareza sobre as políticas dos EUA e seu impacto sobre o comércio global.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4BRASILEIRÃO SÉRIE B
Santos encara Mirassol com postura de clássico para escapar do rebaixamento
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN