Economia
Japão: dados indicam melhora na economia, reforçando argumento para o aumento de juros pelo BoJ
Um aumento nos preços ao consumidor em Tóquio, nas vendas no varejo e na produção industrial sinalizam uma melhora econômica antes da reunião do Banco do Japão (BoJ), que será acompanhada de perto em dezembro.
A inflação ao consumidor, excluindo alimentos frescos, na área metropolitana de Tóquio acelerou pela primeira vez em três meses em novembro, de acordo com um comunicado do governo divulgado nesta sexta, 29. Ela aumentou 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, acima do ganho de 1,8% registrado em outubro.
A leitura também foi um pouco mais alta do que muitos economistas esperavam. Os preços de Tóquio são considerados um indicador antecipado das tendências nacionais, sugerindo que a inflação está se desenvolvendo de acordo com as expectativas do banco central.
Alguns economistas e investidores esperam que o BoJ aumente as taxas de juros em sua próxima reunião no final de dezembro, mas outros consideram mais provável um aumento em janeiro, quando houver mais clareza sobre as políticas dos EUA e seu impacto sobre o comércio global.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
2IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara