Economia
S&P reafirma rating AA- da França e dá voto de confiança por resolução de impasse orçamentário
A S&P Global Ratings reafirmou os ratings de longo prazo da França em "AA-" e o de curto prazo em "A-1+", com perspectiva estável. Apesar do impasse em andamento na aprovação do orçamento público, a agência decidiu dar um voto de confiança de que o país europeu conseguirá cumprir as regras da União Europeia e gradualmente concretizar a consolidação fiscal no médio prazo.
Em comunicado, a instituição reconhece que a intensa polarização política dificulta a gestão das contas públicas francesas. Nos últimos dias, a extrema-direita tem rejeitado a proposta orçamentária do primeiro-ministro, Michel Barnier, e ameaça derrubá-lo se suas demandas não forem atendidas.
Mesmo assim, a S&P ainda acredita que Paris aprovará um ajuste de pouco menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem. "Também apoiando o rating estão outras forças de crédito da França, incluindo sua rica e diversificada economia, elevadas poupanças privadas e a sua adesão à UE", explica.
No longo prazo, a agência considera que será "desafiador" reduzir o endividamento francês sem um esforço para conter o alto nível de despesas. A projeção da S&P é de que a dívida geral crescerá para 116% do PIB em 2027, de 109% em 2023.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento