Geral
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil
Nesta segunda-feira, 25, São Paulo foi palco do Google News Summit, um evento que reuniu mais de 150 veículos parceiros do Google para debater o futuro do jornalismo e as transformações do mercado de notícias. Representando o interior de Alagoas, a Tribuna do Sertão esteve presente, destacando-se como uma das vozes do jornalismo regional. O veículo de comunicação contou com a participação de seu diretor, o jornalista Vladimir Barros.
Credibilidade em foco
A abertura do evento ficou por conta de Luiz Henrique Matos, Diretor de Parcerias de Notícias do Google na América Latina, que apresentou os destaques do ano e as perspectivas para o futuro. Entre os principais painéis, o tema da credibilidade jornalística foi amplamente discutido. Representantes de iniciativas como Projor, Aos Fatos, Lupa e Instituto Fala trouxeram exemplos de como fortalecer a confiança entre veículos de comunicação e seus leitores.
Inovação em modelos de negócio
Outro destaque foi o painel sobre inovação nos modelos de negócio. Exemplos como o portal O Antagonista e o site Guarulhos Todo Dia apresentaram estratégias de assinatura e publicidade que desafiam o convencional. Outro painelista, André Filipe Dummar, do grupo O Povo, enfatizou, a aliança Local como força do jornalismo colaborativo
O projeto, apresentado por André Filipe Dummar, diretor de Estratégia Digital do jornal O Povo, utiliza Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para desenvolver um modelo de receita. "A beleza desse trabalho é o senso do coletivo, que gera transformação na vida das pessoas, o que está na essência do jornalismo. A unidade é possível, e vamos fazer isso a partir do Brasil," afirmou Dummar.
Inovação tecnológica no jornalismo
A tecnologia como aliada foi outro tema central do evento. Representantes de grandes veículos, como UOL e O Estado de S.Paulo compartilharam experiências de sucesso no uso de ferramentas avançadas fornecidas pelo Google.
Graciliano Rocha, chefe do Núcleo Investigativo do UOL, detalhou como o NotebookLM foi utilizado para organizar e checar dados durante as investigações jornalísticas que acompanharam a Operação Copa 2022, conduzida pela Polícia Federal. Rocha ressaltou que, embora essencial, a tecnologia não substitui o trabalho humano: "O NotebookLM é uma ferramenta poderosa, mas o trabalho jornalístico segue sendo insubstituível”. Já André Furlanetto, diretor de Estratégias Digitais do Estadão, apresentou o uso do Google Cloud na gestão de conversões de audiência em assinaturas, incluindo a previsão de cancelamentos e estratégias para maior engajamento de usuários.
O papel do jornalismo local
A relevância do jornalismo local também foi evidenciada durante o evento. Casos de sucesso como o da Agência Mural, Agência Nossa e Juicy Santos demonstraram como as notícias regionais podem promover debate público e fortalecer a identidade das comunidades.
Encerramento com perspectivas futuras
Com painéis que abordaram credibilidade, modelos de negócios inovadores e o uso de tecnologias emergentes, o Google News Summit Brasil reforçou a importância de uma abordagem colaborativa e tecnológica para o fortalecimento do jornalismo no país.
Para o diretor da Tribuna do Sertão Vladimir Barros, o jornalismo está vivendo uma transformação, e eventos como este são fundamentais para traçarmos o futuro com mais eficiência e propósito," concluiu.
O evento encerrou com um happy hour no 20º andar da sede do escritório do Google, promovendo integração e networking entre os participantes.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
4FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
5MAIS SEGURANÇA
Após acidente, Paulo Dantas anuncia medidas de segurança na Serra da Barriga, em União dos Palmares