Alagoas
Hospitais de Emergência da Sesau atendem mais de 250 pessoas no Dia da Consciência Negra
Os profissionais de plantão nos dois hospitais de emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atenderam 255 pacientes durante o feriado do Dia da Consciência Negra, ocorrido na quarta-feira (20). Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (21), o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 153 pacientes e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, acolheu 102.
O HGE é referência para o atendimento de usuários provenientes da I Macrorregião de Saúde do Estado, formada por 56 municípios que incluem a capital alagoana, a grande Maceió, além da Zona da Mata e os Litorais Norte e Sul. Já o Hospital do Agreste presta assistência aos moradores da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
No Hospital do Agreste, que registrou o maior número de atendimentos, foram assistidas 30 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 15 somente de acidentes envolvendo motocicletas, seis por sinistros com bicicletas e nove por colisão entre veículos. Os profissionais também acolheram 17 vítimas de corpo estranho no olho, ouvido, garganta ou nariz.
Ainda foram atendidas quatro vítimas de intoxicação exógena e uma por agressão corporal. O Hospital do Agreste acolheu três pessoas que sofreram mordidas de cachorro, duas vítimas de picada de escorpião e uma por picada de inseto e mais uma por mordida de gato.
A maior unidade hospitalar do interior do Estado também acolheu sete vítimas de pancada e sete que sofreram acidente de trabalho. Vinte pessoas deram entrada no hospital por queda da própria altura e seis por queda de altura.
Outras sete pessoas foram atendidas após sofrerem luxações ou entorses e uma foi assistida por apresentar queimadura. No feriado do Dia da Consciência Negra foram realizados seis exames de tomografia computadorizada, um exame de raios-X e seis procedimentos cirúrgicos.
HGE
Já no HGE, dos 102 usuários atendidos durante o plantão do feriado do Dia da Consciência Negra, 74 apresentaram casos clínicos. Vinte e sete deles sofreram acidentes, sendo 14 casuais, um de trabalho e 14 de trânsito, dos quais sete se feriram em colisões, seis em quedas de motocicleta e um em queda de bicicleta.
O maior hospital público do Estado também assistiu uma pessoa que sofreu agressão por arma de fogo. A unidade realizou três cirurgias, 28 internações e três transferências, além de ter concedido 41 altas médicas no período da meia noite até às 23h59 da quarta-feira (20).
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite