Alagoas
Alagoas mantém nota B de Capacidade de Pagamento no rating do Tesouro Nacional
O Estado de Alagoas manteve a nota B de Capacidade de Pagamento (Capag) no rating da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda que se dedica a gerir as contas públicas do país. A avaliação, referente ao exercício financeiro de 2023, é a segunda mais alta e indica que o Estado tem capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
A manutenção da nota B no rating da Capag foi anunciada, nesta quinta-feira (14), pela secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, durante coletiva de imprensa para apresentar os números do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas, que registrou crescimento de 3,2% e atingiu R$ 76,07 bilhões em 2022. “Trata-se do reconhecimento do Tesouro Nacional de que Alagoas é um estado com solidez fiscal e um bom pagador”, afirmou.
Por meio de Nota Técnica, a STN informa que Alagoas cumpriu todas as metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal. O Estado vem mantendo a nota B de Capacidade de Pagamento desde 2016, quando saiu da categoria C em 2015 e da D, em 2014.
“O rating da CAPAG na verdade é um rating de credibilidade do Estado perante o setor financeiro. Graças a manutenção desse rating, a gente vai continuar tendo a garantia da União em operações de crédito, o que significa dizer, ainda, que teremos a oportunidade de continuar acessando créditos mais baratos”, explicou Renata dos Santos.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
5UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor