Alagoas
Governo de Alagoas realiza 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária
O Governo de Alagoas, através das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), realiza a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping, localizado na capital do estado. A iniciativa conta, também, com a promoção da Unicafes Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste.
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária contará com 50 estandes, entre eles de empreendimentos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, como o artesanato, catadores e bancos comunitários. A expectativa é de mobilizar mais de 20 mil pessoas ligadas a esses empreendimentos e profissionais do setor e reunir um público de 10 mil visitantes durante todos os dias da feira.
O evento também vai marcar o lançamento da Rota Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que percorrerá, durante 2025, nove regiões de Alagoas, incentivando a produção agrícola e promovendo acesso a mercados dos agricultores, associações e cooperativas.
Com a liderança das Secretarias Executivas de Agricultura Familiar - da Seagri - e de Cooperativismo e da Economia Solidária - da Sedics - a iniciativa é direcionada às cooperativas, associações e grupos produtivos da agricultura familiar, promovendo a visibilidade e a comercialização dos produtos, além de fomentar o cooperativismo no estado.
Sobre a feira
A Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária faz parte do Circuito Nordestino, formado por eventos em todos os estados da região. Além de fomentar a comercialização, o projeto é uma iniciativa abrangente que busca transformar a realidade da agricultura familiar na região, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a valorização cultural.
O evento também é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), com apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), do Maceió Shopping, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sebrae Alagoas.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
5UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor