Alagoas
Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no Feriado da Proclamação da República
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horário especial nesta sexta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa, e em Arapiraca, a Unidade Eldorado, abrem para coleta de sangue das 7h às 17h.
Com isso, os alagoanos que não dispõem de tempo para se candidatar à doação de sangue nos dias úteis ou aos sábados, podem praticar o gesto voluntário durante o feriado. Também durante o feriado, os Núcleos Laboratorial, de Hematologia e de Dispensação de Sangue funcionam normalmente para atender os pacientes hematológicos, processar e distribuir os hemocomponentes às maternidades e hospitais.
Para se candidatar à doação de sangue, é necessário boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é exigido, ainda, que esteja portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal.
Com relação aos impeditivos definitivos para doar sangue, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. Já no caso dos impedimentos temporários, ficam impedidos por 12 meses as pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou que colocaram piercing.
Os voluntários também ficam impossibilitados de doar sangue, por doze horas, caso tenham ingerido bebida alcoólica e, se não tiverem dormido no mínimo 6 horas na noite anterior. Caso estejam gripados ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
5UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor