Brasil
Ele não fez sozinho e quem participou vai pagar, dispara fonte do Planalto sobre ataque em Brasília
Na noite desta quarta-feira (13), explosões foram ouvidas em áreas que circundam a Praça dos Três Poderes, o que culminou na evacuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
À Sputnik Brasil, uma fonte ligada ao STF disse que "quem fez isso [referindo-se à explosão] não fez só. Pode até ter feito de maneira errada, pois explodiu em si mesmo. Mas, agiu com intenção de perturbar a paz pública e acreditamos em outras intenções também".
Um auxiliar do ministro do STF Alexandre de Moraes ressaltou à esta agência que "medidas estão sendo tomadas e vamos maximizar e agilizar as diligências o quanto antes. Os envolvidos não ficarão impunes".
"O presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] é enfático: precisamos, em conjunto com a Polícia Federal, investigar os motivos que podem ter levado o suspeito a fazer isso, confirmar os envolvidos e, após isso, mostrar que ninguém sairá impune quando tenta um crime de lesa-pátria", disparou um auxiliar presidencial à reportagem.
Neste momento, o presidente brasileiro se reúne com os ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, ambos do Supremo. Há pouco, Lula havia se reunido com o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no Palácio da Alvorada.
Questionada pela Sputnik, um auxiliar do presidente Lula disse que "a situação ainda é nebulosa, mas que assim que o culpado for achado, justiça será feita".
Sobre o caso
Um carro foi encontrado com explosivos e em chamas próximo à Câmara dos Deputados, enquanto ao menos duas explosões foram registradas em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal. A Polícia investiga se há relação entre as explosões e o incêndio. Ao menos uma pessoa foi encontrada morta.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, o homem morto teria realizado um "autoextermínio com explosivo" e vestia um terno verde com símbolos de naipes do baralho. Foi feita uma varredura no local para procurar por indícios de novos explosivos.
Em nota, o STF disse que "foram ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança". "Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela", acrescenta.
Mais lidas
-
1HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
2JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
3NAU À DERIVA
Ronaldo Medeiros defende afastamento de Ricardo Barbosa da presidência do PT
-
4EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube