Alagoas
Engenheiros chineses combinam tecnologias para criar novo tipo de motor hipersônico, revela mídia
Uma equipe de engenheiros da China está desenvolvendo um novo projeto inovador de motor a jato hipersônico que deve ser um dos mais rápidos que existem, informa o jornal South China Morning Post.
Montando um ramjet, motor a jato sem partes móveis, em um motor de detonação rotativa, os cientistas querem alcançar "melhor impulso contínuo, velocidades de partida mais baixas e desempenho aprimorado".
O próprio conceito de motor de detonação rotativa é um motor em desenvolvimento que utiliza uma ou várias ondas de detonação que se propagam continuamente por um canal anular.
Durante a detonação, os produtos da combustão se expandem em velocidade supersônica, o que, teoricamente, é 25% mais eficiente do que combustão tradicional.
Hoje em dia, vários países estão desenvolvendo diferentes tipos desse motor, mas a maioria dos projetos tem limitações tradicionais:
O invento dos cientistas chineses, que combinaram compressor de rotor baseado em ramjet com um motor de detonação, tem um rotor rotativo com lâminas instaladas em uma carcaça estacionária.
O motor funciona comprimindo a mistura combustível, iniciando a combustão por detonação e a expansão do gás nos vários canais entre as lâminas.
"Ao ajustar a velocidade do rotor, a onda de detonação é mantida em uma posição relativamente fixa dentro do motor, aproximando-se do ganho de pressão total ideal e da eficiência termodinâmica de um ciclo de detonação", explica o artigo.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4UNIÃO DOS PALMARES
Capotamento de ônibus na Serra da Barriga deixa cerca de 40 feridos
-
5MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda