Política

Estudantes de escolas municipais participam de avaliação da aprendizagem

06/11/2024
Estudantes de escolas municipais participam de avaliação da aprendizagem

Mais de 13 mil estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino vão participar, até o dia 11 de novembro, do Sistema de Avaliação da Educação de Alagoas (Saveal). A iniciativa que começou no dia 4 consiste na avaliação do nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Serão avaliados estudantes dos 2º, 5º e 8º anos de 91 unidades de ensino.

A coordenadora Técnica de Avaliação Externa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cláudia Alves Ferreira, explicou que as escolas municipais aguardavam a avaliação com bastante expectativa. “As escolas estão realizando essa aplicação de forma bastante dinâmica e diferenciada, motivando os alunos, distribuindo brindes. Para muitos, é tipo o Dia ‘D’”, afirmou.

A coordenadora ainda ressaltou que os dados das avaliações serão utilizados para efetivar intervenções pedagógicas, para que os alunos tenham melhores resultados de proficiência nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo Cláudia, a Semed entrou em contato com todas as escolas municipais participantes com o intuito de reforçar a relevância da aplicação dos testes, assim como a importância de motivar os alunos para participarem da avaliação.

Preparação

Os estudantes da Escola Municipal Nosso Lar, na Levada, participaram de várias atividades lúdicas e educativas, como Quiz no telão, caça ao tesouro, jogos de roleta, karaokê de gêneros textuais, torta na cara com Matemática, além de um momento de entretenimento com músicas, lanche e diversão.

 “Nosso alunos já alcançaram a grande vitória, porque antes, no primeiro ano, não tínhamos alunos leitores. Hoje já é uma regra, não a exceção. E isso nos deixa muito felizes e com muita expectativa para o resultado dessa prova do Saveal. Afinal, não é só um resultado, é um reflexo do nosso trabalho”, pontuou a diretora escolar da Nosso Lar, Gilda Gardênia.

Gilda também explicou que a comunidade escolar motivou os alunos, bem como todos os envolvidos no processo. “Foram várias estratégias, desde o chamamento diário nas comunidades, através dos grupos, das redes sociais, mas principalmente pessoalmente”, enfatizou.