Política
Congresso se ilumina de vermelho em ação de conscientização sobre a quilomicronemia familiar
O Congresso recebe iluminação vermelha nesta terça (5) e quarta-feira (6) pelo Dia Nacional de Conscientização sobre a Síndrome da Quilomicronemia Familiar (primeira sexta-feira de novembro). A doença genética e hereditária rara altera o metabolismo impedindo o corpo de metabolizar gorduras. A iluminação foi solicitada pelo senador Romário (PL-RJ).
Também denominada de hiperlipidemia I, a quilomicronemia familiar tem entre seus sintomas dores abdominais, em decorrência de pancreatite, e depósitos de gordura na pele, denominados xantomas, que podem aparecer sobre as pálpebras, as palmas das mãos, as plantas dos pés ou na superfície dos joelhos e cotovelos. A doença pode se manifestar em qualquer idade e atinge entre 1 a 2 pessoas por milhão de indivíduos.
O objetivo das ações em torno da data é estimular o diagnóstico precoce, já que um dos principais problemas relacionados à doença é o agravamento da condição por desconhecimento dos cuidados obrigatórios com a dieta para reduzir o consumo de gordura.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
2NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia
-
5MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos