Cidades
Centros de saúde de Penedo realizam Dia D do Outubro Rosa
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro de Saúde da Mulher, o Centro de Suporte Oncológico e o Centro de Diagnóstico da Prefeitura de Penedo encerraram a programação de serviços do Outubro Rosa.
O Dia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) teve como objetivo despertar a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama e Câncer Colo do Útero.
As ações reuniram centenas de usuárias das unidades de saúde para participarem de palestras com médicos, enfermeiras e escutar testemunhos de pacientes oncológicas que lutaram e estão curadas.
Além disso, foram distribuídos brindes às pacientes, com a Secretaria da Mulher da Prefeitura de Penedo realizando ações que elevam a autoestima feminina, tratando a pele e maquiando.
“Essa é uma luta que todas nós mulheres temos que enfrentar todos os anos em busca da prevenção, para que não tenhamos que enfrentar esse mal que afeta tantas mulheres. Eu já tive um câncer de intestino, outras já tiveram outros tipos de cânceres e estamos aqui. Tudo é possível quando a gente se empenha em uma mesma causa”, disse a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Jaqueline Lima.
Câncer de mama e câncer do colo do útero têm prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS. Apesar do mês ser dedicado a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) informa que as equipes de saúde estão à disposição o ano inteiro para atender as pacientes.
“É uma doença que acontece, em sua grande maioria, no sexo feminino, mas pode acometer o sexo masculino também. O câncer de mama tem um fator de risco, que pode fazer com que a pessoa o desenvolva, por isso mulheres acima de 50 anos devem fazer a mamografia todos os anos. Qualquer alteração nas mamas, procure um médico”, disse o médico mastologista Dr. José Venâncio.
“Fizemos ações lindas em todas as nossas unidades de saúde. O foco foi sempre lembrar da importância da prevenção, do autoexame e que essa doença cura. Nossas equipes trabalham o ano inteiro para atender nossas mulheres”, declarou a Secretária de Saúde, Waninna Mendonça.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
3HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
4GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
5CÂMARA
Veja a lista dos deputados que assinaram até o momento a PEC pelo fim da escala 6x1