Alagoas
Governo de Alagoas entrega 120 certificados do programa Emprega Mais Alagoas
O Governo de Alagoas entregou 120 certificados do programa Emprega Mais Alagoas nesta quarta-feira (30) durante uma cerimônia no Palácio República dos Palmares. A certificação foi realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ) e representa mais uma iniciativa que contribuiu para que o estado alcançasse a menor taxa de desemprego da história.
Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, atribuiu o sucesso do programa à parceria com os municípios e garantiu a continuidade do Emprega Mais no interior do estado. “Vamos levar qualificação profissional para as pessoas que moram no interior, no campo, oferecendo oportunidades para que as famílias que produzem alimentos possam ser qualificadas para dirigir tratores, manusear máquinas agrícolas e operar retroescavadeiras. Queremos ver quem mora no interior ter a chance de entrar no mundo tecnológico, no mercado, na indústria”, enfatizou Vítor.
Os cursos do Emprega Mais Alagoas são oferecidos em diferentes municípios, após o mapeamento das necessidades de mão de obra. As certificações são focadas em diversas profissões, como cabeleireiros, designers de sobrancelhas, confeiteiros, manicures, maquiadores, entre outros. Com as certificações em mãos, as pessoas qualificadas conseguem um emprego com maior facilidade, e as empresas encontram profissionais mais capacitados.
Para a secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, essas certificações representam uma oportunidade para centenas de famílias, que agora podem iniciar seus próprios negócios ou conseguir empregos com carteira assinada. “Já temos diversas histórias de sucesso de pessoas que participaram das capacitações e foram inseridas no mercado de trabalho, ou que estão empreendendo. Só em 2024, foram entregues 760 certificados em diversos cursos de qualificação em várias cidades, e muitos já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam”, destaca Cláudia.
Maria Aparecida de Paula, conhecida como Cida, é um desses exemplos. Ela fez o curso de Doces e Salgados e comemora o aumento das vendas em sua lanchonete, localizada no Conjunto Medeiros Neto, na parte alta de Maceió. “Graças ao curso, minhas vendas aumentaram. Aprendi a fazer bolo de cenoura, chocolate, coxinha, tudo isso eu vendo. Foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu estava precisando desse curso para ajudar minha fonte de renda”, comemora Cida.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, também estiveram presentes o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (Cacau); o prefeito de Japaratinga, Déo; o vereador por Maceió, Joãozinho; o vereador de Marechal Deodoro, André Bocão; e o pastor Jacques Balbino.
Mais lidas
-
1ADQUIRIU DE MÁ FÉ
Defensoria Pública da União pede paralisação e demolição de parque aquático em terras indígenas em Palmeira
-
2PRIMEIRO ROUND
Justiça suspende Assembleia Extraordinária e eleição do CSE após disputa por legitimidade
-
3HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
4EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Audiência no Ministério Público discute reforma e regularização do Conjunto Brivaldo Medeiros paralisada há 8 anos