Alagoas
Alagoas Mais Verde: programa de arborização do IMA contabiliza mais de 1,6 milhão de mudas plantadas
O programa Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), já contabiliza o plantio de mais de 1,6 milhão de mudas nativas em diversos municípios. Entre as principais ações do programa estão a recuperação de áreas degradadas e o projeto Calçada Verde, que promove a arborização de calçadas em Maceió por meio de solicitações.
Essas iniciativas abrangem tanto áreas urbanas quanto rurais, priorizando o plantio de espécies nativas como a craibeira (Tabebuia aurea). As ações são realizadas em parceria com secretarias de meio ambiente municipais, escolas, ONGs, outras instituições e a sociedade civil. O objetivo é promover práticas contínuas de preservação e plantio de novas mudas.
O Alagoas Mais Verde realiza arborização, reflorestamento e recomposição de matas ciliares em todos os municípios alagoanos. As ações de plantio podem ser solicitadas por meio do Portal Ambiental (IMA+). O programa também visa restaurar áreas de proteção permanente (APP), como nascentes e margens de cursos d'água.
O projeto Calçada Verde, que faz parte do programa, realiza plantios individuais nos bairros de Maceió. Segundo Paulo Lira, biólogo e consultor ambiental do IMA, o projeto já atendeu cerca de 70 solicitações, contemplando 18 bairros de Maceió, com aproximadamente 120 mudas plantadas. “Além disso, temos a intenção de expandir o Calçada Verde para outros municípios, de onde já recebemos muitas solicitações”, explicou Lira.
O projeto pode ser solicitado pelo site do IMA ou através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdKEgOJdNo4hjaEcwZJLgXGReCWOSCX3tN0yaI88a1ecr7ig/viewforme , pelo qual o solicitante deve fornecer informações como identificação, contato, endereço, além de fotos e dimensões da calçada. Outra opção é solicitar pelo WhatsApp do IMA: (82) 98833-9407, na opção 5 – Gerência de Educação Ambiental.
Mudômetro
O IMA utiliza o mudômetro, um dispositivo eletrônico localizado na fachada da sede do órgão, no Shopping Cidade, em Maceió, que contabiliza o número de mudas plantadas, com dados fornecidos pelo aplicativo "Alagoas + Verde". Segundo Paulo Lira, os números são gerados por relatórios internos de ações de recuperação e de solicitações feitas por secretarias de Meio Ambiente e pelo projeto Calçada Verde.
Lira também informou que os dados referentes ao terceiro e quarto trimestres serão divulgados em breve. “Esses números, incluindo as ações registradas por meio do aplicativo Alagoas Mais Verde, serão contabilizados. Já ultrapassamos 1 milhão e 600 mil mudas plantadas, e nosso viveiro está em plena produção, fornecendo mudas para plantio em todo o estado, com o apoio de viveiros parceiros”, concluiu.
Mais lidas
-
1UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
2MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
3QUEREM MANTER A SINECURA
Vereadores se unem em grupo de 10 para eleger Mesa Diretora na Câmara de Palmeira e reforçar pressão e acordos com a futura prefeita
-
4HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
5MOTIVAÇÃO POLÍTICA
Três são indiciados e tem prisão preventiva decretada pela morte do blogueiro em Junqueiro