Alagoas
Hospital do Coração Alagoano abre inscrições para congresso que irá reunir especialistas e acadêmicos
O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, promove, nos dias 22 e 23 de novembro, a primeira edição do Congresso de Cardiologia Professor Adib Jatene, em comemoração aos dois anos de fundação da unidade hospitalar. O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, e contará com a presença de renomados especialistas em cardiologia e cirurgia cardiovascular, além de reunir as ligas acadêmicas e promover discussões sobre os avanços na área da saúde cardíaca.
Para quem tiver interesse na inscrição do evento, que é aberto aos profissionais de todas as áreas da saúde e estudantes, ela pode ser feita através deste link, do portal Doity, onde também consta a programação. O Congresso do Hospital do Coração Alagoano será realizado em parceria com a Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas (Cordial).
De acordo com o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, o congresso marca um momento importante para a cardiologia no Estado. “Este evento é uma excelente oportunidade de integrar os profissionais de saúde de diversas áreas, com o objetivo de discutir as inovações e os desafios da cardiologia. O Hospital do Coração Alagoano tem se destacado nacionalmente, e a realização deste congresso reforça o nosso compromisso com a excelência no atendimento e na formação de novos profissionais”, afirmou Veríssimo.
O presidente de honra do evento, José Wanderley Neto, destacou a importância do congresso, financiado por uma emenda parlamentar, para a evolução da saúde cardiovascular em Alagoas. Ele também reforçou o apoio fundamental do Governo do Estado e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
“Esse evento, que leva o nome de um dos maiores ícones da cirurgia cardiovascular no Brasil, o professor Adib Jatene, traz à tona discussões fundamentais para o avanço da medicina. Estamos orgulhosos de reunir, em Alagoas, profissionais de diversas regiões do Brasil para debater os melhores caminhos para a saúde cardíaca, sempre em busca de salvar vidas e melhorar a qualidade do atendimento. A parceria com o governo estadual e a Sesau tem sido essencial para o sucesso do nosso trabalho,” enfatizou José Wanderley Neto.
EDUCAÇÃO, MARCO E INTEGRAÇÃO
Com três objetivos principais, segundo o presidente de honra, o congresso busca, em primeiro lugar, promover a educação multiprofissional e multidisciplinar para aprimorar o cuidado com as pessoas que necessitam de tratamentos nos corações. “Esse enfoque é a base da eficiência e do tratamento humanizado, essenciais para a excelência nos serviços de saúde”. O segundo objetivo é celebrar o marco que é o Hospital do Coração Alagoano no Estado. “A unidade hospitalar é um dos sete hospitais públicos dedicados, exclusivamente, às doenças cardiovasculares no Brasil, em um país de dimensões continentais, isso é relevantíssimo”, frisou.
O evento integra especialistas de todo o país, incluindo figuras de prestígio internacional, como por exemplo, o professor José Medina, diretor do Hospital do Rim em São Paulo, que recentemente celebrou a marca de 20 mil transplantes de rins; o professor Enio Buffolo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular; e o professor Gonçalo Vessina, criador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um dos maiores sanitaristas do Brasil, entre outros.
Entre as mesas redondas, é relevante destacar a que discutirá o Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS). “Com 92% da população alagoana dependente do SUS, o Hospital do Coração Alagoano, tem um papel central na saúde pública estadual. Queremos discutir de forma objetiva como melhorar o atendimento às doenças cardiovasculares no SUS. E este debate será muito importante, pois formalizaremos a Carta de Maceió, que será enviada ao Ministério da Saúde”, contou José Wanderley Neto.
Segundo ele, essa carta será a base para sincronizar as ações com o MS e as secretarias estaduais e municipais, visando melhorar o atendimento às pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, além de intensificar os investimentos em prevenção. “Queremos trazer a cardiologia para o Programa da Saúde da Família”, concluiu.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
4MAIS SEGURANÇA
Após acidente, Paulo Dantas anuncia medidas de segurança na Serra da Barriga, em União dos Palmares
-
515 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos