Geral
STF mantém decisão: Bolsonaro não pode de ter contato com investigados
Baixar
Em votação unânime da primeira turma, o Supremo Tribunal Federal confirmou decisão do ministro Alexandre de Moraes que proíbe o ex-presidente da República Jair Bolsonaro de viajar para o exterior e de ter contato com outras pessoas investigadas nos mesmos fatos que ele.
A decisão foi tomada em recursos apresentados nos processos que investigam a tentativa de golpe de Estado e o suposto desvio de joias de alto valor recebidas de autoridades estrangeiras.
Notícias relacionadas:
Em seu voto, Moraes afirmou que há diligências em curso e que a retenção de passaportes continua necessária porque o desenrolar dos fatos já demonstrou a possibilidade de tentativa de fuga de investigados. O ministro afirmou ainda que pode haver nova tentativa, a partir da ciência da existência de “provas robustas de que os investigados concorreram para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado”. Essas provas, segundo Moraes, foram obtidas com o aprofundamento das investigações.
O colegiado da Primeira Turma também manteve a rejeição ao acesso integral da defesa de Bolsonaro à delação do tenente-coronel Mauro Cid. A medida, de acordo com o STF, segue o entendimento consolidado da corte de que o investigado não tem o direito de acessar informações associadas a diligências em curso ou em fase de decisão. Alexandre de Moraes pontuou ainda que o depoimento de Mauro Cid alcança outros temas, que estão com diversas atuações em andamento.
Segundo o ministro, o acusado terá acesso à delação na ação penal, caso seja aceita a denúncia.
Justiça O ex-presidente também está proibido de viajar para o exterior Rio de Janeiro STF mantém decisão que retém passaporte de Bolsonaro 22/10/2024 - 21:42 Bianca Paiva / Liliane Farias Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Jair Bolsonaro stf terça-feira, 22 Outubro, 2024 - 21:42 1:41
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2OTAN
'Armas-maravilha' não ajudaram a Ucrânia e este conflito vai acabar mal para OTAN, diz analista
-
3JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho
-
4DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
5CULTURA
Curta produzido em Palmeira dos Índios é selecionado para a Mostra Sururu de Cinema Alagoano