Geral

Canon EOS 60D: Uma câmera versátil e recomendável

18/10/2024
Canon EOS 60D: Uma câmera versátil e recomendável

A Canon EOS 6D, é uma das câmeras do segmento semi profissional mais adequadas do mercado. A variante mais recente desta classe de câmeras entre o nível básico e o topo de linha é chamada de EOS 60D e se apresenta como uma 50D com facelift com o novo sensor de 18 megapixels e processador de imagem mais rápido, que agora também permite a gravação de vídeo Full HD. A Canon Eos 60D tem um preço entre o 550D e o 7D, embora seja mais orientado para sua irmã menor. Para a questão de saber se essa diferença de preço é justificada, tentamos encontrar uma resposta nesta revisão.

Motivos para comprar a sua Canon EOS 60D

A Canon EOS 60D é relativamente compacta. O cordão obrigatório do cabo é um pouco pequeno para mãos grandes, de modo que o dedo mindinho da mão direita acaba embaixo do cabo. A câmera ainda se encaixa bem na mão e o disparo do obturador com os pontos de pressão precisos é fácil de alcançar. A caixa não é feita de metal, como é comum na 50D, mas de plástico. Causa uma impressão bem feita, mas parece muito menos sólido do que você esperaria nesta aula. Os interruptores e rodas também transmitem mais do charme de uma SLR básica, então os proprietários de 50D certamente ficarão desapontados no início. De qualquer forma, a primeira impressão não transmite o valor que o recém-chegado 50D deseja. No entanto, a 60D é solidamente construída e, graças ao revestimento de borracha nos lugares certos, é muito aderente. E o material da caixa usado tem uma vantagem: em comparação com seu antecessor, reduz seu peso em cerca de 100 g para 780 g.

As aberturas da caixa para as conexões HDMI, USB, microfone externo e controle remoto são suficientemente protegidas contra poeira e umidade por uma simples tampa de borracha, enquanto o compartimento do cartão de memória não possui vedação. Apenas a aba do compartimento da bateria é protegida contra o vento e as intempéries com uma fina inserção de espuma de borracha. A rosca do tripé de metal fica exatamente no eixo óptico e a bateria pode ser substituída mesmo com a grande placa de liberação rápida conectada.

Mas pra quem ela é, Amadores ou Profissionais?

Para quem a 60D é feita? A Canon parece ter esclarecido essa questão de forma inequívoca: Para todos! Desde o "pressionamento automático do botão", no qual a câmera faz todas as configurações de forma independente, até programas de cena (paisagem, retrato, esportes, macro, noite), programa "normal", abertura e prioridade de abertura para controle manual completo, oferece tudo para iniciantes e profissionais. A 60D gerencia esse ato de equilíbrio e o controle direcionado de forma excelente. Os iniciantes confiam no sistema totalmente automático, que funciona de forma confiável. Para quem gosta de experimentar, existe um "criativo automático" em que, por exemplo, o fundo desfocado pode ser influenciado. Para profissionais e fotógrafos de estúdio, a 60D pode ser ajustada totalmente manualmente.

Sensor

A sensibilidade do sensor varia automaticamente de ISO 100 a 6.400, e até ISO 12.800 com o "modo H" que pode ser ativado separadamente. Claro, também é possível limitar a sensibilidade máxima do automático a valores mais baixos. Se a sensibilidade não for suficiente, o flash embutido ajudará. Com alguns programas de cena e o modo totalmente automático, ele até se desdobra automaticamente, se necessário.

Ele pode ser sincronizado com a primeira ou segunda cortina e pisca sem ou levando em consideração a luz ambiente, o que obviamente pode levar a velocidades de obturador mais lentas. Com um número guia de 13, tem potência suficiente para muitas ocasiões, que também traz para a imagem de forma correta e neutra em termos de cor. A iluminação é completamente suficiente para a lente do kit e, sem pára-sol, projeta apenas uma pequena sombra, mesmo de perto.

Flash

O flash ajuda a focar e você pode tirar até as fotos mais improváveis com muita qualidade.

Na Canon EOS 60D os olhos vermelhos são reduzidos com a ajuda de uma lâmpada amarela brilhante. A pequena fonte de luz também pode controlar remotamente unidades de flash externas da série Canon Speedlite EX. Leva algum tempo para se acostumar com isso quando você desativa o flash no menu, a sapata também é desligada. Portanto, se o sistema de flash do estúdio entrar em greve por algum motivo desconhecido, uma olhada no menu é útil. Lá você também encontrará amplas possibilidades para influenciar a nitidez, saturação e reprodução de cores do arquivo JPEG.

Além disso, as imagens existentes podem receber uma granulação semelhante à gravação analógica ou uma profundidade de campo, por exemplo, e salvas como um novo arquivo. Os profissionais apreciarão a capacidade de converter seus arquivos RAW na câmera, influenciando a exposição, o balanço de branco, o contraste, a redução de ruído e muito mais.